CI

Etanol de milho preocupa indústria da cana

A disputa entre as duas rotas de produção, cana e milho, tende a se intensificar



A disputa entre as duas rotas de produção, cana e milho, tende a se intensificar A disputa entre as duas rotas de produção, cana e milho, tende a se intensificar - Foto: Pixabay

A revolução do agronegócio brasileiro ganhou novo fôlego com o crescimento da segunda safra de milho, que hoje ultrapassa 17 milhões de hectares e atinge produtividade de quase 89 sacas por hectare, segundo dados da Conab. Esse salto transformou o Brasil no maior exportador mundial de milho em 2023 e abriu caminho para uma nova fronteira produtiva: o etanol de milho.

De acordo com Ricardo Viana, engenheiro de petróleo e analista de ações do setor de energia, essa transformação gerou uma corrida por agregação de valor, resultando no crescimento acelerado da indústria de etanol de milho, que já representa quase um terço da produção da tradicional indústria canavieira. O setor também vem impulsionando a cadeia de nutrição animal, com a oferta do DDG, subproduto proteico usado na alimentação de bovinos, e se beneficiando da maior competitividade de custos e da oferta contínua ao longo do ano.

A disputa entre as duas rotas de produção, cana e milho, tende a se intensificar, especialmente diante do custo mais elevado da via canavieira. Enquanto usinas como a São Martinho produzem etanol por até R\$ 2,84 por litro, unidades como a FS Bio operam com custo de até R\$ 1,55. A diferença acentua a vantagem estrutural do milho, que cresce mesmo diante de medidas governamentais como o aumento da mistura de etanol na gasolina para 30% (E30).

O desafio para o setor de etanol de milho, no entanto, está na sustentação de sua vantagem competitiva: será preciso garantir escala para o DDG e suprir sua matriz energética com biomassa. Ainda assim, os números já apontam para uma revolução em curso, capaz de redefinir os rumos da matriz energética renovável do país — e balançar os alicerces de um setor historicamente centrado na cana-de-açúcar.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.