SOJA: Colheita avança sob clima ruim
Prestes a finalizar, colheita enfrenta desafios climáticos
De acordo com o mais recente boletim da Conab, a colheita da soja avança em todo o Brasil, com destaque para a finalização em Mato Grosso e Paraná. No entanto, chuvas e pragas afetam o ritmo das operações em outros estados.
Em Mato Grosso, a colheita foi finalizada, sinalizando o encerramento de uma importante etapa para o estado que se destaca como um dos maiores produtores de soja do país. No Paraná, o clima favoreceu a conclusão das operações, resultando em uma colheita praticamente finalizada.
No Rio Grande do Sul, a colheita avança de forma oscilante, com pouco mais da metade das áreas já colhidas. O clima instável e o excesso de umidade têm afetado o ritmo das operações e causado germinação de vagens em áreas tardias.
Em Mato Grosso do Sul, a colheita está na fase final, mas a qualidade dos grãos foi afetada por chuvas excessivas e um aumento no ataque de percevejos, impactando os últimos talhões colhidos.
Na Bahia, o desempenho das lavouras de soja segue positivo, com poucas áreas restantes para colheita.
No Tocantins, a colheita continua na região sul, enquanto no Maranhão, as lavouras estão em boas condições, apesar de um início de plantio prejudicado pela falta de chuvas.
No Piauí, as operações de colheita foram retomadas devido ao clima menos chuvoso, permitindo que quase 90% da área total fosse colhida.
Por fim, no Pará, as fortes chuvas em algumas regiões limitaram o avanço da colheita, causando danos aos grãos devido ao excesso de umidade.
PROGRESSO DA SAFRA.
Semana de 22 a 28 de abril de 2024.
Fonte: Conab
Menos de 10% das lavouras em campo, com um ritmo ligeiramente atrasado em relação à safra anterior, quando a colheita atingia 93,7% das áreas monitoradas pela Conab, frente aos 90.5% da safra atual.
De maneira geral, apenas os estados que, historicamente, colhem mais tarde estão com soja em campo. Já na maior parte do Brasil, a safra est?a finalizada ou em vias de fato.
Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.
Progresso da colheita
- Tocantins: A colheita alcançou 95%, um aumento de 2 pontos percentuais (pp) em relação à semana passada (93%). A safra anterior estava finalizada neste período.
- Maranhão: A colheita atingiu 62%, um avanço de 2% (60%). A safra anterior estava 12% à frente no mesmo período.
- Piauí: O progresso foi de 88%, uma alta de 4% (84%). A safra anterior estava 9% à frente.
- Bahia: A colheita atingiu 93%, uma alta de 8% (85%). No mesmo período da safra anterior, estava 3% à frente.
- Mato Grosso: A colheita está finalizada
- Mato Grosso do Sul: O avanço foi de 0,5% (99,5%), mantendo-se estável. A safra anterior estava finalizada.
- Goiás: A colheita chegou a 96%, um aumento de 4% (92%). A safra anterior estava finalizada.
- Minas Gerais: A colheita chegou a 97%, um avanço de 5% (92%). No mesmo período da safra anterior, estava 2% à frente.
- São Paulo: A colheita permanece finalizada. Igual à safra anterior.
- Paraná: O progresso foi de 1%, chegando a 99% (98%). No mesmo período da safra anterior, estava 1% à frente.
- Santa Catarina: A colheita chegou a 57,6%, um avanço de 3,3% (54,3%). A safra anterior estava 25,2% à frente.
- Rio Grande do Sul: A colheita atingiu 60%, um aumento de 13% (47%). No mesmo período da safra anterior, estava 10% à frente.