CI

“Bloqueio” impede o avanço das chuvas e traz mais calor

Frente fria no sul, ZCIT no norte e instabilidades no nordeste trazem chuvas. Centro-sul segue com tempo seco e quente


Previsão do tempo para o Brasil no dia 24 de abril: sol e calor no centro-sul, chuvas no norte e sul Previsão do tempo para o Brasil no dia 24 de abril: sol e calor no centro-sul, chuvas no norte e sul - Foto: Freepik

A quarta-feira (24.04) segue com o predomínio de uma região de alta pressão no Brasil central, atuando como um “bloqueio” impedindo o avanço das chuvas pelo sul e pelo norte do país. Além disso, essa alta pressão, impede a formação das nuvens carregadas e contribui com a elevação das temperaturas no período da tarde.

Desta forma, áreas entre o Paraná até o sudoeste da Bahia devem seguir com uma condição de temperaturas elevadas, baixa umidade e predomínio do Sol.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Por outro lado, uma frente fria se mantém ativa na região Sul, promovendo condições de chuvas com até 20 mm no decorrer do dia. Embora esses valores seja inferiores aos registrados nos últimos dias. 

Da mesma forma, as instabilidades continuam ativas na metade Norte do país, abrangendo boa parte da região Nordeste e todos os setores da região Norte.

As chuvas seguem associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) entre o Amapá até o Rio Grande do Norte, às instabilidades tropicais e às ondas de leste no leste da Bahia.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades na região norte, devem ganhar força nesta quarta-feira, com possibilidade de acumulados acima dos 50 mm no leste do Amazonas, Roraima e Amapá. Essas chuvas mais fortes podem ocorrer numa região mais ampla se comparado aos dias anteriores. Contudo, áreas do oeste de Amazonas, Acre e sul do Tocantins devem contar com uma condição de chuvas mais escassas e irregulares.

 

Região Nordeste

De maneira geral, as instabilidades perdem intensidade na região ainda muito associadas à ZCIT e às ondas de leste. Os maiores registros estão previstos para o norte do Maranhão, norte do Piauí e Noroeste do Ceará, com volumes que devem se aproximar dos 20 mm de maneira pontual. No leste da Bahia, as instabilidades também podem ser localmente fortes, com possibilidade de até 30 mm de maneira pontual no Recôncavo Baiano. Nas demais localidades, as instabilidades devem se manifestar na forma de pancadas isoladas e passageiras, com previsão de volumes inferiores aos 5 mm no decorrer do dia. Já no sudoeste da Bahia, segue a condição de tempo firme.

 

Região Centro-Oeste

A presença da área de alta pressão no Brasil central, impede o avanço das instabilidades no Centro-Oeste. Desta forma, todo o estado de Mato Grosso do Sul, Goiás e metade sudeste de Mato Grosso, devem contar com uma quarta-feira de tempo firme. Já na metade norte de Mato Grosso, as instabilidades tropicais podem resultar em pancadas de chuva, na forma de trovoadas, que tendem a ser mais intensas na região de Aripuanã (MT), onde são esperados até 20 mm de forma pontual. Ao sul de Mato Grosso do Sul e norte de Goiás, existe a possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, porém, as projeções indicam volumes inferiores aos 5 mm. 

 

Região Sudeste

A presença de uma alta pressão mantém as condições de tempo firme em praticamente toda a região, resultando no aumento das temperaturas e nos baixos índices de umidade relativa do ar. Vale ressaltar que as temperaturas mais elevadas do dia, ocorrem simultaneamente com os menores índices de umidade. Sendo assim, áreas do noroeste paulista e Triângulo Mineiro podem registrar marcas acima dos 34°C, com índices de umidade na casa dos 30%. No entanto, o amanhece será ameno, principalmente nas áreas de maior altitude ao sul do estado Mineiro. Já a combinação entre o calor e a baixa umidade,  aumenta a taxa de evaporação das plantas e dos solos, aumentando também a necessidade hídrica das lavouras. Contudo, áreas do extremo sul de São Paulo e extremo nordeste de Minas, podem registrar algumas pancadas isoladas e passageiras. 

 

Região Sul

A presença da frente fria na região, favorece a ocorrência de chuvas entre o norte do Rio Grande do Sul até a metade sul do Paraná. Essas instabilidades serão menos intensas do que as ocorridas no dia anterior, com volumes variando entre os 7 a 20 mm na maioria das regiões. Sendo que as maiores chuvas devem ocorrer no oeste catarinense. Paralelamente, uma massa de ar mais frio e seco deve atuar no extremo sul do Rio Grande do Sul, trazendo temperaturas inferiores aos 10°C que nas primeiras horas do dia, seguidas de condições de tempo firme ao longo do período. O tempo seco também deve ser observado sobre a metade norte do Paraná, mas essa condição deve ser acompanhada por temperaturas mais elevadas na região, com os termômetros superando os 33°C no período da tarde, acompanhados baixos índices de umidade do ar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.