CI

Geadas ajudam no controle de pragas da uva

Produtores iniciam poda de inverno em videiras do Rio Grande do Sul



Foto: Nadia Borges

A poda de inverno das videiras de ciclo precoce teve início na região administrativa de Caxias do Sul, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (17) no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. Paralelamente, a adubação de inverno também está em andamento, conforme recomendações técnicas voltadas ao manejo adequado da cultura.

A entidade destacou que as geadas registradas nas últimas semanas contribuíram para a redução de inóculos de fungos patogênicos e pragas, além de atuarem como mecanismo natural de controle de plantas invasoras. A Emater/RS-Ascar também informou que, até o momento, a quantidade de horas de frio com temperaturas abaixo de 7,2°C já foi suficiente para atender às exigências de dormência das videiras de ciclo precoce. No entanto, as videiras de ciclo médio e tardio ainda demandam maior acúmulo de frio para completar esse requisito fisiológico.

Na região de Erechim, a limpeza dos parreirais foi realizada por parte dos viticultores, e alguns produtores iniciaram os trabalhos de poda, marcando o início das atividades de inverno nas lavouras da cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.