CI

Chuvas persistem no Centro-Oeste

Corredores de umidade garantem chuvas para o Centro-Oeste e sudeste do país


Chuvas beneficiam desenvolvimento de lavouras de soja, mas atrasam colheita em algumas regiões Chuvas beneficiam desenvolvimento de lavouras de soja, mas atrasam colheita em algumas regiões - Foto: Organização Meteorlógica Mundial

Para esta quinta-feira (28.03) os corredores de umidade ainda devem garantir as condições de chuvas sobre o Centro-Oeste e sudeste do país, com possibilidade de acumulados acima dos 50 mm de maneira pontual sobre Mato Grosso. 

Essas chuvas vêm limitando a finalização da colheita da soja no estado, mesmo que restem poucas lavouras. 

Por outro lado, as chuvas abundantes estão contribuindo para bons suprimentos de umidade para as lavouras que estão avançando nos estádios iniciais e do meio do ciclo. Embora aumente a necessidade do monitoramento fitossanitário para a detecção precoce dos sintomas das doenças fúngicas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

As chuvas podem retomar ao sul do Brasil, na forma de trovoadas isoladas e passageiras ocorrendo no período da tarde. 

Por outro lado, o tempo seco volta a predominar ao norte de Minas Gerais e Bahia.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades devem se alinhar com os corredores de umidade na parcela central do Brasil, auxiliando na formação das nuvens carregadas em praticamente toda a região norte. Contudo os destaque na previsão de chuvas são direcionados para o leste do Amazonas, Roraima e sudeste do Pará, onde algumas rojeções indicam acumulados na ordem dos 40 a 60 mm. Contudo, no Acre a previsão indica uma condição de tempo firme e seco. 

Região Nordeste

De maneira geral as condições de chuvas são elevadas em grande parte da região, com destaque para os setores do leste, onde os ventos oceânicos trazem condições de chuvas mais volumosas, com possibilidade de 40 mm no Recôncavo Baiano. Em Maranhão, Piauí, Ceará e nos estados do Nordeste do Nordeste as instabilidades devem ocorrer com maior irregularidade. Ao mesmo tempo que áreas do sudoeste da Bahia devem registrar condições de tempo firme. 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade mantêm as condições de chuvas volumosas sobre a região. Áreas de Mato Grosso ainda estão sob atenção devido aos grandes volumes de chuvas registrados nos últimos dias. Para esta quinta-feira ainda há possibilidade de acumulados acima dos 40 a 60 mm de maneira pontual. Essas instabilidades também permanecem ativas sobre o norte de Mato Grosso do Sul e Goiás. Embora ao sul da região as condições são de tempo firme e aumento nas temperaturas. 

Região Sudeste

A expectativa indica a manutenção das chuvas sobre a região devido aos resquícios das instabilidades da frente fria. Essas instabilidades podem ser localmente fortes no Triângulo mineiro e norte do Rio de Janeiro, onde os acumulados podem se aproximar dos 40 mm. A expectativa é da retomada do tempo firme em áreas do norte de Minas Gerais, o que deve resultar no aumento das temperaturas. 

Região Sul

Novas áreas de instabilidade devem avançar sobre a região, com possibilidade de trovoadas isoladas e de curta duração, especialmente ao norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também são esperadas chuvas melhor distribuídas sobre o nordeste do Paraná. A tendência das temperaturas indica um maior aquecimento, sobretudo no oeste do gaúcho, oeste Catarinense e toda a faixa oeste do Paraná. O calor também deve ser mais expressivo na região metropolitana de Porto Alegre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.