CI

Leilão da Rota Agro deve impulsionar escoamento da produção

BRs 060 e 364: concessão deve aumentar segurança e agilizar transporte



Foto: Divulgação

O escoamento da produção agrícola, a distribuição de alimentos e a redução das desigualdades logísticas no Brasil devem ganhar reforço com o leilão da Rota Agro (BRs 060/364/GO/MT), marcado para esta quinta-feira (14), em São Paulo. A concessão contempla um trecho estratégico que conecta dois polos do agronegócio nacional — Goiás e Mato Grosso — e promete beneficiar produtores, transportadores e consumidores em todo o país.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a modernização da Rota Agro é essencial para manter a competitividade do setor. O corredor logístico, que se estende por 490 quilômetros entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT), concentra grande fluxo de caminhões carregados com grãos e insumos, além de veículos de passeio, tornando a segurança viária e a fluidez do tráfego prioridades na nova fase de concessão.

Para produtores rurais, como Enivaldo Policena de Souza, vice-presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam), a duplicação e melhoria da estrada trarão impacto direto no dia a dia. “Nós é que levamos a comida à mesa do brasileiro e é difícil passar uma semana sem um acidente nessa estrada. Melhorar essa via vai ajudar muito”, afirma.

O projeto prevê melhorias como iluminação, sinalização reforçada, monitoramento de acidentes, atendimento médico, passarelas para pedestres e Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros. A medida atende reivindicações antigas da categoria, que reclama da falta de locais seguros para descanso, como destaca Tarcisio Barbosa de Oliveira, sócio da T.B.O. Transportes.

Além do transporte mais eficiente, a infraestrutura renovada deve melhorar a qualidade de vida no campo. O engenheiro agrônomo Jacson Ferreira da Silva, que atua na pecuária e na fruticultura em Mato Grosso, ressalta que a logística é um dos maiores gargalos da produção regional. “É preciso melhorar muito, não só a logística, mas também a segurança”, observa.

O impacto positivo da conservação viária já é visível. Em Mato Grosso, 80% das rodovias estão em boas condições, ante 67% em 2022. Em Goiás, o índice chega a 86%, contra 70% no mesmo período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.