Brasil abre novo mercado para nutrição animal
O agronegócio brasileiro soma 393 aberturas de mercado desde o início de 2023

O governo do México aprovou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) que viabiliza a exportação de produtos destinados à alimentação de animais de companhia do Brasil. A medida foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com comunicado oficial, a aprovação mexicana permite que empresas brasileiras do setor de nutrição animal ampliem sua presença no mercado internacional. “Essa abertura representa uma oportunidade para o setor privado brasileiro expandir negócios no segmento de nutrição pet”, informou o governo federal.
O México, com cerca de 130 milhões de habitantes, é o segundo maior mercado consumidor de produtos pet na América Latina, ficando atrás apenas do Brasil. Segundo dados de 2024, o país importou mais de US$ 2,9 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, entre os quais se destacam o complexo soja, proteínas animais, café e produtos florestais.
Com a nova autorização, o agronegócio brasileiro soma 393 aberturas de mercado desde o início de 2023. O avanço é resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).