CI

Inadimplência dos produtores rurais chega a 28%

Os maiores índices de inadimplência por região estão concentrados no Norte do Brasil



Os maiores índices de inadimplência por região estão concentrados no Norte do Brasil Os maiores índices de inadimplência por região estão concentrados no Norte do Brasil - Foto: Pixabay

Pesquisa divulgada pela Serasa Experian revelou que 28% dos produtores rurais brasileiros estão inadimplentes. O levantamento, comentado pelo presidente Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso e pelo Instituto do Agronegócio (FEAGRO MT), Isan Rezende, mostra que entre os segmentos o maior índice de inadimplência está entre os grandes produtores, com 10,2%, seguido por médios produtores, com 7,2%, e pequenos produtores, com 6,9%.

Os maiores índices de inadimplência por região estão concentrados no Norte do Brasil, com destaque para o estado do Amapá, que apresentou o percentual mais elevado. Excluindo Rondônia e Tocantins, a inadimplência na região chega a 11,3%. “A Serasa Experian divulgou uma pesquisa detalhada sobre a inadimplência dos produtores rurais brasileiros”, opina.

Os principais fatores que influenciaram o aumento da inadimplência foram as condições climáticas adversas, como secas, chuvas intensas e geadas, além do aumento nos custos dos insumos, que impactaram negativamente a rentabilidade do setor. A falta de planejamento financeiro adequado, incluindo a ausência da contratação de seguros agrícolas, também contribuiu para o crescimento das dívidas.

Ele afirma que o cenário econômico atual, marcado por juros altos, restrições no acesso ao crédito e pouca flexibilidade dos credores para renegociação, a previsão é de que o índice de inadimplência dos produtores rurais se mantenha estável em 2025. “Diante dos juros altos, restrições de créditos e a resiliência dos credores em renegociar as dívidas foram os fatores considerados para a previsão de estabilidade da inadimplência em 2025”, conclui ele.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.