Mato Grosso: redução de área limita produção de feijão
Colheita de feijão encerra com leve queda

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou a conclusão da colheita de feijão em Mato Grosso no mês de maio. Segundo o levantamento divulgado no Boletim da Safra de Grãos, os dados consolidam uma leve redução na produção total do ciclo 2024/25 em comparação à safra anterior.
De acordo com a Conab, "a diminuição da área plantada foi determinante para o recuo na produção, mesmo com o aumento da produtividade média nesta safra". A companhia destacou que, apesar da redução no volume colhido, as condições de campo foram consideradas mais favoráveis que as do ciclo anterior, o que resultou em um desempenho superior por hectare.
Ainda conforme a análise, a substituição de parte da área cultivada por outras lavouras teve peso no resultado final, que, embora inferior, manteve-se próximo ao registrado na safra 2023/24.
A estatal afirma que o encerramento da colheita permite o encerramento de análises sobre o ciclo atual e reforça o papel estratégico do estado na oferta nacional de feijão, mesmo diante de ajustes de área em função de decisões de mercado por parte dos produtores.