CI

Tocantins alerta produtores para anteciparem a declaração obrigatória de animais

A expectativa é de que mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias sejam realizadas durante o período


Foto: Pixabay

Com o intuito de garantir o controle sanitário dos rebanhos e abrir novos mercados, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anuncia que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões e/ou abates no início de maio deverão antecipar a declaração de informações pecuárias a partir da próxima segunda-feira, 22.

De acordo com o Governo do Tocantins, a campanha estadual de declaração para os demais públicos terá início em 1° de maio, estendendo-se até 31 de maio. A expectativa é de que mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias sejam realizadas durante o período.

Para efetuar a declaração de informações pecuárias, os produtores devem comparecer a um escritório da Adapec e preencher o formulário correspondente. Aqueles que deixarem de declarar as informações sobre todas as espécies de animais estarão sujeitos a uma multa no valor de R$ 127,69 por propriedade, além de terem sua ficha de movimentação bloqueada até regularização.

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está conduzindo um estudo soroepidemiológico no Tocantins para verificar a ausência de circulação viral da doença. O estudo envolve 1.171 animais de 53 propriedades rurais distribuídas em 40 municípios tocantinenses.

Na última campanha, realizada em novembro de 2023, foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, atingindo um índice de 96,1%. O rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) alcançou a marca de 11.324.395 cabeças. Outras espécies registraram os seguintes números: 191.430 suínos, 89.459 ovinos, 9.830 caprinos, 192.408 equídeos e 1.889.710 aves de subsistência.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.