CI

Frio prolonga alta nos preços do tomate

Clima frio limita colheita de tomate em estufas



Foto: Divulgação

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (24) pela Emater/RS-Ascar, o preço do tomate na região da Ceasa/Serra, em Caxias do Sul, segue elevado devido à redução da oferta. O quilo, que vinha sendo comercializado por R$ 7,00, apresentou leve recuo, sendo vendido por R$ 6,75.

Segundo a Emater/RS-Ascar, a queda na produção está relacionada à escassez de oferta tanto local quanto de outras regiões, impactada pelas baixas temperaturas e pela redução do fotoperíodo. Ainda permanecem em colheita algumas lavouras em estufa, que conseguem preservar parte da produção devido ao abrigo contra o frio. No entanto, apenas os frutos já desenvolvidos e não afetados pelas geadas continuam em maturação.

A entidade informa que, nas estufas de maior porte, o microclima gerado na parte central ainda permite a colheita, mantendo a qualidade dos frutos dentro do padrão comercializado. Nas áreas mais baixas e quentes do município, como Vila Cristina, produtores têm iniciado o preparo do solo e das mudas para o novo plantio, previsto para ocorrer no final de agosto, quando as condições climáticas se tornarem mais favoráveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.