CI

Café robusta atinge novo recorde de preço, impulsionado por problemas no Vietnã

Indicador CEPEA/ESALQ registra aumento expressivo e exportações brasileiras batem recorde em março


Demanda externa está sendo direcionada para o Brasil Demanda externa está sendo direcionada para o Brasil - Foto: Divulgação

O Indicador CEPEA/ESALQ do café robusta tipo 6, peneira 13 acima, alcançou um novo recorde real na primeira quinzena de abril, conforme apontam os dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Este é um marco para a série iniciada em junho de 2001 para essa variedade. No acumulado deste ano até 15 de abril, o Indicador já apresenta um impressionante aumento de 45,5% ou de 345,62 Reais por saca.

Especialistas do Cepea indicam que esse impulso nos preços é resultado de problemas enfrentados na produção e no escoamento do café robusta no Vietnã, principal produtor global dessa variedade. Como consequência, a demanda externa está sendo direcionada para o Brasil.

Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) corroboram essa tendência, mostrando que as exportações brasileiras atingiram quase 4,3 milhões de sacas (entre arábica e robusta) em março, estabelecendo um novo recorde para o mês. Especificamente no segmento de café robusta, as exportações totalizaram 850 mil sacas em março, um aumento de 50% em relação a fevereiro de 2024 e quase sete vezes mais do que o volume embarcado em março de 2023.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.