Lavouras de cevada têm alto potencial produtivo
Manchas foliares não afetam cevada no estado

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (14) pela Emater/RS-Ascar, as lavouras de cevada no Rio Grande do Sul estão em estágio de elongação do colmo, recebendo tratos culturais e adubação de cobertura para atender à alta demanda nutricional dessa fase.
Segundo o boletim, o desenvolvimento vegetativo está adequado, com elevado número de afilhos por planta, mantendo o potencial produtivo. “O aspecto visual dos cultivos está homogêneo, com plantas vigorosas e resposta positiva ao manejo nutricional aplicado”, destacou o levantamento.
Foi registrada apenas pequena incidência de manchas foliares nas folhas basais, sem impacto econômico significativo. Ainda assim, segue o monitoramento fitossanitário e a aplicação de tratamentos preventivos.
Na comercialização, o preço médio da saca de 60 quilos de cevada destinada à indústria de malte, na região de Erechim, foi de R$ 85,00.