CI

Ciclone e frio intenso: risco para tempestades, vendavais e geada nos próximos dias

Mudança drástica no tempo a partir de quarta-feira



Chuvas acima dos 50 mm e ventos de até 70 km/h Chuvas acima dos 50 mm e ventos de até 70 km/h - Foto: Canva

Nesta semana, a influência conjunta de um ciclone extratropical, deve formar uma frente fria e ser sucedido pelo avanço de massa de ar polar entre os dias 17 e 20 de julho sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Como indicado nas projeções, espera-se formação de ciclone no sul do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva pontual forte, ventos intensos e riscos de tempestade até o dia 18, seguida pelo avanço do ar polar, provocando acentuada queda de temperatura.

Entre sábado (19) e domingo (20), a condição será de céu limpo e ar muito seco, cenários ideais para geada ampla e forte especialmente nas serras do RS e SC e no sul do PR. O frio avançará ainda sobre o sul do MS e de SP, com mínimas frequentemente abaixo de 0°C.

As previsões não indicam riscos elevados para volumes de chuva durante o período crítico. A maioria das microrregiões acompanhadas estão em alerta de observação, com volumes prováveis abaixo de 15 mm na maior parte das regiões e de forma bem distribuída, sem grandes extremos nos principais estados afetados.

O destaque fica para Pelotas (RS) em 17/07, que pode registrar volumes acima de 14 mm, com ocorrência pontual de até 77 mm segundo o modelo canadense, o que, pode demandar atenção para riscos localizados de alagamentos e encharcamento do solo. Nas demais microrregiões, os riscos de erosão e paralisação das operações de campo por chuva são pontuais, sem ameaça de grandes transtornos. 

Já o risco associado ao vento merece destaque. Em 17 e 18/07, microrregiões do RS, como Pelotas e Bagé, podem registrar rajadas entre 44 e 71 km/h. Em SC, Criciúma e Araranguá também apresentam atenção para vento, com previsão de valores máximos na casa dos 73 km/h. Diante disso, não se descarta eventuais quedas de energia, destelhamentos e transtornos à mobilidade. Recomenda-se também postergar pulverizações e proteção extra para lavouras suscetíveis a tombamento.

Para o final da semana, temos o avanço da massa de ar polar a partir de 18/07, com queda expressiva das temperaturas mínimas e forte potencial de geada, especialmente nos campos altos de PR e SC. União da Vitória (PR) e Joaçaba/Xanxerê (SC) devem registrar mínimas entre -2°C e 0°C, com chance de geadas amplas e com intensidade forte. 

As temperaturas ficar na casa de 4°C, impactando diretamente produções de hortifrútis, milho safrinha e pastagens. No RS, Vacaria e Caxias do Sul chegam a mínimas de até -1,2°C, também sob alerta de geada.  O frio alcança parte do MS e sul de SP, com maior intensidade no sábado, com temperaturas no amanhecer entre 2°C e 5°C (no sul do MS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.