Yara avança em novo modelo de acesso ao mercado ao estabelecer parcerias com distribuidores de insumos
Rede de distribuidores selecionados impulsiona uma nova experiência

Rede de distribuidores selecionados impulsiona uma nova experiência de atendimento no campo, conectando o produtor às soluções mais inovadoras do portfólio da Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, desenvolveu uma nova estratégia de acesso a mercado no Brasil, com foco em ampliar a oferta de produtos de alta tecnologia e valor agregado ao produtor rural. A empresa está fechando acordos comerciais com distribuidores de insumos para que eles sejam referência da marca no campo, com duração inicial de quatro anos. A seleção leva em conta o histórico, performance e localização dos canais, com a condição de exclusividade Yara para vendas na categoria de fertilizantes. Até o momento, nove parcerias já foram firmadas, somando 28 lojas. Com um investimento de R$10 milhões nesta iniciativa, a meta é engajar 50 distribuidores até 2028.
A companhia dedicou uma equipe exclusiva para o atendimento dos revendedores de insumos que participam do programa e fez ajustes em sua estrutura de operação para garantir que os parceiros sempre tenham produtos à pronta entrega. Os participantes têm bonificação extra no Boa Colheita, programa de relacionamento da Yara que recompensa parceiros comerciais, e condições diferenciadas, incluindo soluções incrementais de crédito e treinamento para suas equipes de vendas. A iniciativa também contempla a reforma das lojas, incluindo nova identidade visual para as fachadas, que sinalizam a parceria oficial entre a Yara e os estabelecimentos. As obras de repaginação das unidades começaram a ser entregues em julho.
Os resultados do modelo já surpreendem. No primeiro trimestre do ano, os distribuidores de insumos que participam da iniciativa venderam quase o dobro da meta estipulada para o período. “É um modelo que gera valor para todos os envolvidos. Os produtores passam a ter um atendimento muito mais ágil e qualificado nas lojas, que por sua vez melhoram a retenção de clientes e a geração de demanda, enquanto a Yara eleva a penetração de mercado de seu portfólio de fertilizantes de alta tecnologia, apoiando cada vez mais agricultores a resolverem desafios de produção, conciliando sustentabilidade com aumento de qualidade, produtividade e rentabilidade no campo”, explica Daniel Lopes, diretor de Marketing da Yara.
O foco do programa está, inicialmente, nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde há forte representatividade especialmente de hortifruti, culturas significativamente beneficiadas pela adoção dos adubos de alta tecnologia, com a melhoria da qualidade nutricional dos produtos, aparência, durabilidade e firmeza de cascas e folhas, atributos que são importantes para rentabilização de frutas, legumes e hortaliças. A rede atual de distribuidores exclusivos conta com as empresas Cultivar Agricola, Fonte Agrícola, Milharal, Agro & Pec, Cultivar Cerrado, Agrofert, Comatec, Ir. Ferriera e Agroponto. As lojas estão distribuídas nos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.