CI

Temporais no Centro-Oeste e Sudeste

Colheita da soja é impactada, mas segunda safra é favorecida.


Chuvas intensas atrasam colheita da soja no Centro-Oeste e Sudeste, mas beneficiam cultivos de segunda safra Chuvas intensas atrasam colheita da soja no Centro-Oeste e Sudeste, mas beneficiam cultivos de segunda safra - Foto: Freepik

O destaque na previsão para esta quarta-feira (27.03) será o aumento das instabilidades na região Centro-Oeste do Brasil, onde as projeções indicam pontuais acima dos 60 mm no decorrer do dia. 

Essas instabilidades estão alinhadas, ainda, com a atuação da frente fria na região Sudeste, que também deve manter as condições de chuvas elevadas na região, mantendo o quadro de atenção devido ao excesso de umidade no solo. 

Essas chuvas volumosas também estão limitando as operações em campo, impedindo a finalização da colheita da soja. Por outro lado, as condições são favoráveis aos cultivos de segunda-safra, porém necessitam de maior monitoramento fitossanitário. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A previsão também indica o aumento das instabilidades no Nordeste, em decorrência da maior incursão de umidade oceânica na região. Condição que também deve aumentar as chuvas ao norte de Minas Gerais. 

Já na região Sul, as projeções indicam o predomínio de tempo firme, embora algumas instabilidades isoladas, passageiras e de curta duração possam surgir.

 

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades na região devem se alinhar com os corredores de umidade  na parcela central do Brasil, resultando em chuvas intensas em Rondônia e Sul do Amazonas. Pontualmente essas chuvas podem superar os 50 mm no decorrer do período, na forma de temporais localmente fortes. De forma geral, nas demais regiões as instabilidades devem acontecer com intensidade de moderada a forte, mas de maneira isolada. 

 

Região Nordeste

Instabilidades provenientes do oceano, devem elevar as condições de chuvas no nordeste do nordeste, como em Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e de Pernambuco. Paralelamente, as condições de chuvas diminuem sobre o Maranhão e aumentam sobre a Bahia. Contudo no estado Baiano, são esperadas pancadas de chuvas isoladas e passageiras, com previsão de baixos volumes. As temperaturas permanecem elevadas na região, com marcas acima dos 33°C em áreas do  SEALBA.

 

Região Centro-Oeste

A situação de é de atenção na região, os corredores de umidade devem trazer condições de chuvas intensas, especialmente no estado de Mato Grosso, o que vem limitando a finalização da colheita da soja na região. Essas chuvas também podem ser localmente fortes sobre Goiás, com possibilidade de acumulados acima dos 40, ainda que os maiores volumes previstos para a região devam ocorrer sobre o estado de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas ficam concentradas na metade norte do estado, enquanto o sul deve registrar uma condição de tempo mais

seco.

Região Sudeste

Os corredores de umidade ainda permanecem ativos sobre a região, ainda em função da frente fria. Contudo, espera-se uma redução significativa das instabilidades, ainda que áreas que foram afetadas pelas chuvas estejam em estado de atenção devido ao solo saturado de umidade. As projeções indicam que áreas do Espírito Santo podem receber acumulados acima dos 40 mm no decorrer do período. Além disso, áreas do norte de Minas Gerais podem registrar chuvas depois de uma sequência de tempo mais seco. 

 

Região Sul

O predomínio segue com a presença de tempo firme e temperaturas amenas no período da manhã. Contudo as temperaturas entram em elevação se comparado aos dias anteriores. Além disso, áreas de instabilidade podem surgir no noroeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, onde as chuvas podem ocorrer na forma de trovoadas isoladas, passageiras e de curta duração. Sobre o estado do Paraná, também existem condições para a formação das nuvens carregadas, porém essas devem ocorrer com irregularidade ainda maior. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.