Precipitações impulsionam lavouras de cevada
Lavouras de cevada têm bom desenvolvimento

As lavouras de cevada cervejeira no Rio Grande do Sul apresentaram bom desenvolvimento vegetativo nas últimas semanas, conforme avaliação do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (7) pela Emater/RS-Ascar. De acordo com o documento, a regularidade das precipitações, observada a partir do fim do primeiro decêndio de julho, resultou em crescimento uniforme das plantas, com padronização no porte e alta densidade populacional, evidenciada pelo número expressivo de afilhos por planta.
A entidade destacou que “essas condições contribuirão para a manutenção do potencial produtivo elevado, desde que mantidos adequados os manejos – nutricional e fitossanitário”.
Na região administrativa de Erechim, as lavouras apresentam estande e vigor compatíveis com a fase atual de desenvolvimento. A Emater/RS-Ascar informou que os produtores têm concentrado os esforços no manejo fitossanitário, com aplicação preventiva de fungicidas, especialmente para o controle de doenças foliares.
Já na região de Ijuí, o desenvolvimento vegetativo também é considerado propício, com estande uniforme e crescimento compatível ao estádio fenológico atual. A adubação nitrogenada em cobertura está em fase de finalização.