CI

Nova modalidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário para jovens rurais

A iniciativa é direcionada aos jovens do meio rural com até 30 anos de idade


Foto: Canva

O Governo Federal anunciou, através do o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), uma nova iniciativa dentro do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para o ano de 2024, direcionada aos jovens do meio rural com até 30 anos de idade. Conforme o divulgado pela Emater/RS-Ascar, o PNCF visa proporcionar condições para que trabalhadores rurais sem terra ou com áreas limitadas possam financiar sua própria propriedade, além de investir em infraestrutura e projetos nos imóveis. Durante todo o processo, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), oferece assistência técnica aos interessados.

De acordo com o Emater/RS-Ascar, essa nova modalidade traz uma novidade importante: os jovens poderão utilizar sua formação acadêmica como comprovação de experiência na atividade rural, desde que esteja relacionada ao campo das ciências agrárias. Com isso, não é necessário que os jovens candidatos sejam filhos de agricultores. Essa opção se destaca como uma alternativa mais vantajosa em comparação às demais do Programa, funcionando como um estímulo para aqueles que têm formação na área e desejam seguir carreira como agricultores.

A Emater/RS-Ascar estabeleceu um contrato com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para atender 400 beneficiários do Crédito Fundiário. Segundo o Emater/RS-Ascar, essa parceria teve início no ano de 2022 e já beneficiou 200 agricultores, cujos projetos foram aprovados com sucesso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.