CI

Produtores adotam cautela nas vendas de algodão no Mato Grosso

Preços baixos freiam vendas do algodão 24/25


Foto: Canva

Segundo a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (8), a comercialização do algodão em Mato Grosso segue marcada por cautela e diferentes dinâmicas entre as safras em negociação.

No ciclo 2024/2025, a comercialização avançou 2,26 pontos percentuais em agosto de 2025 frente a julho, alcançando 68,41% da produção estimada. O Imea destacou que “o resultado, contudo, é o menor para os últimos dez anos, reflexo da postura mais cautelosa dos produtores diante dos preços”. No período, o valor médio da arroba foi de R$ 132,62, queda de 0,61% no comparativo mensal e o menor desde outubro de 2024.

Para a safra 2025/2026, o Instituto informou que preços futuros mais atrativos e o receio com os custos elevados para o ciclo têm levado os cotonicultores a anteciparem parte das vendas. Com isso, a comercialização avançou 4,66 pontos percentuais em agosto, atingindo 27,22% da produção estimada. O volume está acima do registrado no mesmo período da temporada anterior, mas 9,33% abaixo da média dos últimos cinco anos.

De acordo com o Imea, nos próximos meses “o comportamento dos preços será determinante para a comercialização, visto que ainda não há fundamentos que possam valorizar o algodão no mercado internacional”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.