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Chocolate já sente o preço do cacau

“O impacto da alta histórica do cacau no mercado ainda se desdobra"



“O impacto da alta histórica do cacau no mercado ainda se desdobra" “O impacto da alta histórica do cacau no mercado ainda se desdobra" - Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Chocolate, celebrado na última segunda-feira (7), dados da Neogrid mostram que a crise global do cacau tem afetado diretamente o bolso dos consumidores. Os preços dos principais derivados, como barras e bombons, continuam em alta, tornando o doce mais caro e provocando mudanças no comportamento de compra dos brasileiros.

Entre junho de 2024 e janeiro de 2025, os preços médios das barras de chocolate e dos bombons atingiram picos de R$ 113,84 e R$ 113,93. Enquanto os bombons registraram leve queda nos meses seguintes, as barras voltaram a subir em abril. O aumento está ligado à quebra de safra em países da África Ocidental, responsáveis por 65% da produção mundial. Em Gana, 81% das plantações foram atingidas por uma virose que afetou severamente a oferta da matéria-prima, levando o preço do cacau ao maior nível em 50 anos.

“Essa mudança no mix de consumo indica que, além do preço final, o comportamento do brasileiro se adapta em relação ao produto”, analisa Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “Como o consumidor já sabe que precisará pagar mais por esses itens, há uma clara tendência de valorização de chocolates mais sofisticados, como os bombons, que proporcionam uma experiência diferenciada com foco na qualidade, inovação e exclusividade.”

Mesmo com os preços elevados, os bombons e chocolates recheados aumentaram sua participação nas compras em maio, chegando a 67,3%, enquanto as barras de chocolate perderam espaço. A mudança indica uma preferência por produtos mais indulgentes, mesmo com o custo mais alto.

Já na categoria de chocolates usados em receitas, o chocolate em pó perdeu presença, caindo de 84,7% para 79% entre janeiro e maio de 2025. Em contrapartida, o cacau em pó, menos processado, cresceu de 15,7% para 21,5%, mesmo com um aumento de 6,2% no preço no período, alcançando R$ 94,34 o quilo. 

“O impacto da alta histórica do cacau no mercado ainda se desdobra no comportamento do shopper. Mesmo com um alívio recente nos contratos futuros, o consumidor já demonstrou mudanças no padrão de compra e novas preferências de produto”, finaliza Fercher.
 

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