Ação rápida busca controlar gripe aviária
O episódio reforça a capacidade técnica e operacional do setor público brasileiro

A Comissão Organizadora da 5ª Conbrasul Ovos, que será realizada entre os dias 1º e 3 de junho de 2025 no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado (RS), comunicou que acompanha com atenção e responsabilidade a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Rio Grande do Sul. A entidade destaca o esforço conjunto das autoridades e o controle eficaz da situação.
As ações de contenção estão sendo coordenadas pelo Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (COEZOO), instalado no município de Montenegro. A estrutura reúne equipes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Prefeitura de Montenegro, com foco em atuação rápida e articulada.
De acordo com a Nota Técnica COEZOO-RS 04/2025, divulgada ontem, as medidas adotadas foram eficazes: todas as propriedades num raio de 10 quilômetros foram vistoriadas, sem registro de novos casos; o foco foi controlado e as áreas desinfetadas em menos de dez dias; mais de 140 profissionais foram mobilizados, inclusive em unidades produtivas complexas e automatizadas. O trabalho se destacou também pela transparência, rastreabilidade e vigilância ativa permanente.
O episódio reforça a capacidade técnica e operacional do setor público brasileiro, em articulação com o setor produtivo, evidenciando prontidão e compromisso com a sanidade avícola. O setor segue em pleno funcionamento e, em breve, representantes nacionais e internacionais estarão reunidos na 5ª Conbrasul Ovos 2025 para debater de forma estratégica os rumos da avicultura no país.