CI

Colheita de milho avança no Rio Grande do Sul

Operação apresenta incremento mínimo em relação à semana anterior


Foto: Divulgação

A colheita de milho no Rio Grande do Sul está em pleno andamento, conforme aponta o mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (28/03). No entanto, a operação avançou apenas 1% em comparação com a semana anterior, devido à incidência de chuvas e à priorização da colheita de soja por parte dos agricultores e das unidades de beneficiamento.

Segundo o relatório, até o momento, 75% da área destinada ao cultivo de milho já foi colhida. As lavouras remanescentes estão predominantemente em fase de maturação, representando cerca de 15% do total, enquanto os cultivos em safrinha se encontram em fases fenológicas anteriores.

O documento destaca ainda que os fortes ventos registrados em 21/03 causaram o acamamento de plantas em várias lavouras do Estado. As perdas ocasionadas variaram conforme a intensidade do fenômeno, o porte da cultura ou a incidência de enfezamento, que fragiliza a estrutura das plantas.

A área de cultivo de milho no Estado está estimada em 812.795 hectares, com uma produtividade atual estimada em 6.464 kg/ha.

Em relação à comercialização, o valor médio da saca de 60 quilos teve uma redução de 0,56% em comparação com a semana anterior, passando de R$ 52,21 para R$ 51,92, conforme levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.