CI

Chuvas regulares trazem alívio para apicultores na região Sul

Comércio para volumes maiores ainda enfrenta dificuldades


Foto: Pixabay

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o retorno das chuvas regulares é motivo de comemoração para os apicultores de Hulha Negra e Candiota. No entanto, as perdas decorrentes da estiagem ainda são sentidas, estimadas em 30%. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28/03) pela Emater/RS-Ascar, o comércio para volumes maiores ainda enfrenta dificuldades e os preços continuam considerados muito baixos.

Na cidade de Caxias do Sul, o calor extremo e as tempestades resultaram em uma redução na floração e na entrada de néctar nas colmeias. Em Erechim, o período ensolarado seguido de chuvas leves em apenas dois dias proporcionou um desempenho razoável à atividade apícola. Em contrapartida, em Ijuí, a alta umidade e os resíduos da colheita da soja suspensos no ar limitaram os manejos nas colmeias.

Na região de Passo Fundo, o rendimento das colmeias está abaixo do esperado, com as principais floradas sendo as de eucalipto. Em Pelotas, especificamente em Arroio do Padre, as chuvas excessivas e o clima desfavorável resultaram em baixa produção de mel na primavera. Em Cerrito, um temporal causou danos à florada, afetando as colmeias.

Por outro lado, em Rio Grande, projeta-se uma safra de outono positiva, com enxames em boas condições. Em São Lourenço do Sul, os preços pagos aos apicultores estão em alta devido à demanda crescente. Entretanto, em Porto Alegre, as condições dos apiários foram prejudicadas pelo pouco tempo favorável, resultando em recuperação insuficiente das colmeias e danos causados pelas chuvas e ventos que reduziram as floradas.

Na região de Santa Rosa, a disponibilidade de néctar e pólen está diminuindo, afetando a captura de enxames e a produtividade das colmeias, com relatos de apenas 12 kg de mel por colmeia. Por fim, em Soledade, os enxames com potencial produtivo estão intensificando a coleta de néctar e pólen para a produção de mel, aproveitando as expressivas floradas de espécies nativas, especialmente o eucalipto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.