Colheita da soja avança na Argentina
A soja de segunda safra apresenta 61% das lavouras em maturação fisiológica

Segundo relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), divulgado nesta semana, a colheita da soja na Argentina atingiu 23,6% da área apta no país, após um avanço intersemanal de 9,1 pontos percentuais. Apesar do recente progresso, os trabalhos seguem com atraso de 12 pontos percentuais em comparação com o mesmo período da safra anterior. Até o momento, foram colhidos 12% da soja de primeira e apenas 2% da soja de segunda. O rendimento médio nacional é de 33 sacas por hectare, com resultados superiores ao esperado em Córdoba, Entre Ríos e nos núcleos produtivos centrais, indicando uma possível tendência positiva.
A soja de segunda safra apresenta 61% das lavouras em maturação fisiológica, e 79,7% das áreas avaliadas estão em condições de Normais a Excelentes. Destaque para o Núcleo Norte, onde os primeiros lotes colhidos superaram as expectativas de produtividade. Diante desse cenário, a BCBA mantém a projeção de produção em 48,6 milhões de toneladas para a safra 2023/24, mesmo sem a finalização da colheita em regiões chave.
No caso do milho destinado à produção de grãos, a colheita segue em ritmo lento, com 31,3% da área colhida, priorizando-se a soja e aguardando-se melhores condições de umidade em zonas do centro-sul da província de Buenos Aires, afetadas por excesso de chuvas. O rendimento médio nacional está em 82,1 sacas por hectare. Embora ajustes negativos tenham sido feitos para o norte da área agrícola devido a danos climáticos no verão, os bons resultados no centro e sul compensam parte das perdas, mantendo-se a projeção de produção em 49 milhões de toneladas — 2,6 milhões a menos que a safra anterior.
Já o girassol teve sua colheita desacelerada, aguardando o secamento dos plantios tardios no sul de Buenos Aires e em La Pampa. Com avanço semanal de apenas 0,8 ponto percentual, a colheita alcança 97,1% da área apta, com rendimento médio nacional de 23,4 sacas por hectare. A estimativa de produção segue em 4,7 milhões de toneladas, com expectativa de encerramento das atividades nos próximos dias, caso o clima colabore.