CI

O que esperar do mercado do milho?

Pressão negativa nas cotações do milho brasileiro devem continuar


Foto: Pixabay

Na safrinha 2024, cerca de 67% das plantações de milho estão atualmente nos estágios de crescimento vegetativo e floração, enquanto outros 32,1% estão na fase de enchimento de grãos, conforme a análise da Grão Direito. Com essa distribuição, as próximas semanas se tornarão cruciais para determinar o potencial de produção das lavouras, já que a maioria estará entrando no estágio reprodutivo.

Sobre a safra 2023/24 dos EUA, o plantio nos EUA está avançando de forma satisfatória. Segundo o USDA, aproximadamente 12% das lavouras já foram plantadas até o momento. Esse índice supera a média dos últimos 5 anos e corresponde ao mesmo período do ano passado. Na próxima semana, os estados de Ohio e Dakota do Norte poderão iniciar o plantio. Se essa tendência se mantiver, é provável que o progresso ultrapasse os 90% até o final do mês.

Segundo a Grão Direto, Brasil deve fechar o mês de abril exportando cerca de 50 mil toneladas. Isso reforça o cenário atual do mercado, que está mais inclinado para a compra de soja, diante da safra abundante. O cenário deve começar a mudar no segundo semestre, onde a colheita deve se intensificar, fomentando as exportações. Até lá, o números devem continuar baixos.

As condições de tempo seco em algumas regiões do sul da Rússia e do centro dos Estados Unidos, juntamente com o clima frio em partes da Europa, continuam impulsionando as cotações de trigo. Com isso, a demanda pelo cereal pode ser direcionada para o milho, podendo provocar valorização em Chicago, nas próximas semanas.

De acordo com a Grão Direto, a pressão negativa nas cotações do milho brasileiro devem continuar nesta semana, ainda sendo influenciada pela boa expectativa de produção da safrinha. Esse cenário poderá mudar à medida que a demanda internacional for se apresentando.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.