Frio mais intenso do ano: frente fria traz risco de geada e temperaturas negativas
Massa polar atinge o Sul com mínimas de até -5°C

Uma frente fria prevista para chegar ao Rio Grande do Sul entre terça-feira (27) e quarta-feira (28) deve provocar mudanças no tempo em parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço do sistema frontal deve causar a interação entre massas de ar quente e frio, favorecendo a ocorrência de tempo severo em estados do Sul e em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Segundo o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a última semana de maio será marcada por mudanças importantes nas condições do tempo no centro-sul do Brasil. "O avanço de uma frente fria deve abrir caminho para a entrada de uma massa de ar frio mais intensa — a primeira com características típicas de inverno. Esse cenário traz tanto o retorno das chuvas em algumas áreas quanto o risco de frio mais acentuado nos dias seguintes", explica.
Rodrigues aponta que a partir do dia 26, um sistema de baixa pressão se organiza sobre o Sul do Brasil, marcando o início da formação de uma frente fria. No dia seguinte, essa frente ganha força e se desloca em direção ao interior da Região Sul, provocando chuvas no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. No dia 28, as instabilidades começam a perder força no sul gaúcho, mas ainda atuam com certa intensidade sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e até partes do sudoeste paulista.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Além da previsão de chuva, as regiões devem enfrentar uma queda acentuada nas temperaturas. Segundo o Inmet, “a intensa massa de ar frio empurrada pelo anticiclone presente na retaguarda da frente fria deverá avançar para latitudes mais baixas chegando até Rondônia, Acre e sul/sudoeste do Amazonas”, o que caracteriza “o episódio de friagem mais intenso ocorrido este ano na Amazônia até então”.
A partir de quinta-feira (29), o ar frio intenso poderá gerar temperaturas negativas e, em combinação com a presença de umidade, há possibilidade de neve em pontos isolados das Serras Gaúcha e Catarinense. “O ar frio bem intenso, que pode resultar em temperaturas negativas, e a condição de chuva, mesmo que pequena, pode favorecer a ocorrência de neve, mesmo que pontual”, destacou o Inmet.
Ainda conforme o instituto, há expectativa de que áreas da Região Sul registrem mínimas entre -3°C e -5°C a partir de quinta-feira. A mesma massa de ar frio pode favorecer geadas amplas no Sul e também atingir o sul do Mato Grosso do Sul. A previsão também aponta queda nas temperaturas em partes do estado de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, ainda na quinta-feira, com possíveis impactos sobre as atividades agrícolas e aumento na demanda por energia para aquecimento.
De acordo com Gabriel Rodrigues, as geadas devem permanecer até o início de junho. "No dia 30, o frio persiste, com geadas ainda ocorrendo em boa parte do Sul e avançando também sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Embora as temperaturas comecem a subir gradualmente a partir do dia 31, ainda há possibilidade de geadas fracas isoladas até o dia 1º de junho", informa o meteorologista.