CI

Com clima favorável, milho registra aumento de área

Crescimento está diretamente ligado ao bom desempenho das lavouras



Foto: Divulgação

A produção brasileira de milho para a safra 2024/25 voltou a registrar avanço, impulsionada pelas condições climáticas mais favoráveis, especialmente nas regiões produtoras do Centro-Oeste. A estimativa atual é de que o país colha 131,97 milhões de toneladas do grão, alta de 2,90% em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) no boletim informativo do dia 10 de julho.

Segundo informações do boletim informativo do Imea, a área total destinada ao cultivo do milho teve um leve crescimento de 0,58% na comparação com junho de 2025, alcançando 21,56 milhões de hectares. O aumento da produtividade foi ainda mais expressivo: 2,32% acima do relatório anterior, atingindo 102,03 sacas por hectare.

Esse crescimento está diretamente ligado ao bom desempenho das lavouras da segunda safra, que vêm apresentando rendimentos mais elevados. O boletim destaca que, em especial no Centro-Oeste, houve um incremento de 4,42% na produtividade da segunda safra em comparação com o mês anterior, reflexo das boas condições climáticas em grande parte do país.

Com o avanço da colheita em diversas regiões, o cenário é otimista. A continuidade das condições climáticas positivas nas áreas em fase final de desenvolvimento pode elevar ainda mais a produtividade nacional nas próximas semanas. A expectativa do setor é que os bons resultados da segunda safra consolidem o milho como uma das culturas mais fortes do ciclo atual.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.