CI

Safra 25/26: soja deve ter queda de produção

Área plantada de soja sobe 1,67% em Mato Grosso



Foto: Pixabay

A primeira projeção da área plantada com soja em Mato Grosso para a safra 2025/2026 aponta aumento de 1,67% em relação ao ciclo anterior, somando 13,01 milhões de hectares. Os dados foram divulgados na segunda-feira (5) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“O crescimento da área reflete um cenário de cautela por parte dos produtores diante dos altos custos de produção”, afirmou o Imea na análise semanal. O instituto destacou que, apesar dos preços mais elevados da soja nesta temporada, a margem líquida dos produtores, medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA), continua menor, o que limita novos investimentos.

Em relação ao rendimento das lavouras, o Imea informou que as projeções iniciais ainda são restritas, já que variáveis importantes permanecem indefinidas. “Fatores como as condições climáticas e o controle fitossanitário ainda precisam ser acompanhados”, explicou o instituto. Por isso, a produtividade estimada foi baseada na média dos últimos três anos, projetando-se 60,45 sacas por hectare.

A produção total de soja para a safra 2025/2026 foi estimada em 47,18 milhões de toneladas, uma queda de 7,29% em comparação com a safra anterior. “A retração na produção decorre da expectativa de rendimento menor, mesmo com o aumento da área plantada”, avaliou o Imea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.