CI

Temperaturas de inverno nesta quinta-feira

Massa de ar polar no sul e corredores de umidade ao norte


Massa de ar polar derruba as temperaturas no sul, enquanto instabilidades persistem na faixa norte Massa de ar polar derruba as temperaturas no sul, enquanto instabilidades persistem na faixa norte - Foto: Freepik

Para esta quinta-feira (18.04) a frente fria deve atuar entre a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com possibilidade de alguns temporais no Vale do Paraíba e nas áreas mais próximas do litoral.  Enquanto o centro-sul do país, deve registrar o avanço da massa de ar frio, associada à região de alta pressão, traz condições de tempo firme e temperaturas típicas de inverno.

Nos pontos de maior altitude, essa condição de temperaturas baixas e céu limpo no período da madrugada, favorece a formação de geadas. Essas geadas devem ocorrer de maneira fraca e pontual, sem apresentar riscos às lavouras da região.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No centro-oeste, as chuvas devem se concentrar na faixa central da região, mas com chuvas ocorrendo de maneira isolada e pontual.

Já ao norte do Brasil, as condições de chuvas seguem atreladas à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo as instabilidades ativas desde o norte do Pará até o Rio Grande do Norte.

Além da possibilidade de chuvas no leste do nordeste, em função das instabilidades que surgem no oceano, conhecidas como ondas de leste, que migram para a costa da região. 

 

Chuvas para esta Quinta-Feira 18/04

Região Norte

As instabilidades tropicais contribuem com a formação das trovoadas em praticamente todos os setores da região. No entanto, áreas do sudeste do Pará e sul do Tocantins devem ter uma condição de tempo mais seco, ainda que as chuvas possam ocorrer de maneira isolada e pontual.

 

Região Nordeste

As chuvas seguem acompanhando o padrão das instabilidades para a região, com destaque para as precipitações na faixa norte, associadas à ZCIT e no leste, como no Recôncavo Baiano e Sealba devido às ondas de leste. Algumas chuvas, isoladas e pontuais podem ocorrer no noroeste da Bahia devido à combinação entre o calor e umidade. 

 

Região Centro-Oeste

A frente fria segue atuando na região, mantendo um canal de instabilidades sobre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e em boa parte do estado de Mato Grosso. Paralelamente, uma massa de ar mais seco avança pelo sul da região, trazendo uma condição de tempo fria sobre a metade sul de Mato Grosso do sul, onde as temperaturas mínimas devem ser mais baixas no amanhecer desta quinta, com marcas na ordem dos 14 a 16°C. Por outro lado, as temperaturas relativamente mais elevadas, devem continuar atuando sobre a metade norte da região, com máximas na casa dos 33°C.

 

Região Sudeste

O ramo de instabilidades da frente deve atuar sobre a região, mantendo condições de chuvas sobre a metade sul do estado de Minas Gerias e toda a faixa litorânea do Sudeste. As projeções indicam condições para temporais localmente fortes sobre o Vale do Paraíba, sul do Espírito Santo e no leste de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais frio e seco vem adentrando a metade sul do estado de São Paulo, ao passo que uma massa de ar quente e seco atua sobre a metade norte de Minas Gerais.

 

Região Sul

O estabelecimento de uma massa de ar seco e frio garante as condições de tempo firme em praticamente toda a região, algumas instabilidades ainda podem surgir no litoral do Paraná, mas de maneira fraca e pontual. Destaque para as temperaturas mínimas, que podem ficar abaixo dos 10°C em grande parte da região e abaixo dos 5 a 4°C nos pontos de maior altitude. Essa condição de céu limpo, temperaturas baixas e vento calmo, favorece a formação de geadas. No entanto, o registro do fenômeno deve ser restrito à serra catarinense, sem impactos para as regiões produtoras do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.