CI

Chicago: Soja fecha em alta com retomada nas exportações

Os derivados da oleaginosa apresentaram movimentos distintos



Os derivados da oleaginosa apresentaram movimentos distintos Os derivados da oleaginosa apresentaram movimentos distintos - Foto: Pixabay

Segundo a TF Agroeconômica, os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram o pregão desta quarta-feira (14/08) em leve alta, impulsionados por expectativas de retomada nas compras chinesas e avanços em políticas ligadas aos biocombustíveis nos Estados Unidos. O contrato de julho, referência para a safra brasileira, subiu 0,49% ou 5,25 cents/bushel, fechando a US\$ 1077,75. O vencimento de agosto teve alta de 0,40%, cotado a US\$ 1074,50.

Os derivados da oleaginosa apresentaram movimentos distintos: enquanto o farelo de soja para julho caiu 0,48% (US\$ -1,8), encerrando a US\$ 291,9 por tonelada curta, o óleo de soja avançou 1,63% (US\$ 0,84/libra-peso), fechando a US\$ 52,32. A valorização do óleo segue sustentada pela aprovação no Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos EUA do projeto que prorroga até 2031 os créditos fiscais 45Z, beneficiando matérias-primas voltadas à produção de combustíveis de baixo carbono.

A alta desta sessão também foi apoiada por preocupações climáticas. Previsões de chuvas intensas podem atrasar os trabalhos de campo no cinturão agrícola dos EUA, o que elevou o sentimento altista entre os investidores. Após um dia de perdas iniciais, os preços se recuperaram e atingiram os maiores níveis em mais de nove meses.

Além disso, de acordo com a consultoria, o mercado segue atento a qualquer sinal de retomada dos negócios entre EUA e China, principal importador global da oleaginosa. A soja completou hoje sua quinta sessão consecutiva de valorização, sinalizando um momento positivo para o setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.