CI

Atividade apícola enfrenta desafios em diferentes regiões do Rio Grande do Sul

Em Caxias do Sul, a ausência de chuvas tem favorecido o trabalho das abelhas


Foto: Divulgação

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (25/04) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), diversos desafios estão sendo enfrentados pelos apicultores em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os apiários instalados próximos de plantios comerciais de eucalipto ou de formações florestais e campestres nativas em floração estão em plena atividade de coleta de néctar e pólen. Em Caxias do Sul, a ausência de chuvas tem favorecido o trabalho das abelhas, porém, a baixa disponibilidade de floradas resultou na redução da entrada de néctar nas colmeias e na postura das rainhas.

Já em Erechim, mesmo com a variação das condições climáticas, a atividade apícola foi razoável, porém, com oferta de néctar e pólen limitada. Em Ijuí, a colheita do mel está chegando ao fim, restando poucas colmeias com a possibilidade de coleta antes do inverno. No entanto, o teor de umidade do mel ainda está alto nos caixilhos totalmente operculados, dificultando a colheita e a conservação do produto.

Em Lajeado, muitos produtores têm mel estocado devido à baixa demanda no mercado, enquanto alguns estão antecipando uma possível alta nos preços devido à escassez de colheita. Na região de Passo Fundo, persiste a expectativa de baixa produção de mel.

Na região de Pelotas, o período de colheita continua, porém, em Canguçu, a comercialização está paralisada e os preços estão baixos. Em Cerrito, a colheita está praticamente encerrada, e a produtividade está abaixo de 5 kg de mel por colmeia.

Em Jaguarão, houve melhora na oferta de pasto apícola, com a colheita do mel em andamento. Em Pinheiro Machado, alguns apicultores também iniciaram a colheita.

Na região de Porto Alegre, as chuvas e os ventos prejudicaram as condições dos apiários, reduzindo a disponibilidade de floradas, e a recuperação das colmeias foi limitada. Em Santa Rosa, a última revisão nos apiários em busca de mel está sendo realizada, porém, a baixa produtividade desta safra devido às chuvas frequentes e floradas curtas provocou escassez de mel, mantendo os preços baixos para venda a granel.

Por fim, na região de Soledade, o tempo chuvoso e úmido prejudicou a coleta de pólen e néctar pelas abelhas, resultando em atrasos na produção de mel pelos enxames.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.