CI

PR: campanha de atualização dos rebanhos inicia em maio

Prazo para atualização obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio no Paraná


Foto: Pixabay

A partir de 1º de maio até 30 de junho, ocorrerá a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024, de acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Esta ação é de caráter obrigatório para todos os produtores rurais que possuem animais de produção em suas propriedades. A não realização desta atualização implicará na impossibilidade de obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento indispensável para a movimentação de animais entre propriedades e para o abate em frigoríficos.

A emissão da GTA somente será concedida após a atualização de todas as espécies animais presentes na propriedade, abrangendo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, além de outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

Os produtores têm a opção de realizar a atualização por meio do aplicativo Paraná Agro, do site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritórios de Atendimento em seus respectivos municípios. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito às penalidades previstas na legislação, incluindo multas.

Conforme a Gerência de Saúde Animal, o Paraná conta com 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias, abrangendo as principais espécies como cerca de 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.

O Paraná recebeu reconhecimento internacional como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 27 de maio de 2022. Como parte do compromisso estadual, é necessário realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.