CI

Paraná registra aumento recorde na área de segunda safra de feijão

Área semeada supera projeções anteriores e estabelece novo recorde para a época


Foto: Canva

O Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, divulgou nesta quarta-feira (27) os resultados da revisão da área destinada à segunda safra de feijão no estado. Segundo os dados da Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e do Boletim de Conjuntura Agropecuária, a área semeada foi revisada para 391 mil hectares em março, representando um aumento significativo de 12% em relação à projeção anterior de fevereiro, que era de 348 mil hectares.

Além disso, a área atual supera em 33% a área semeada no mesmo período do ano anterior, estabelecendo um novo recorde para a época. Esse aumento reforça a tendência de preferência pelo plantio de feijão na segunda safra, em detrimento do plantio na primavera, quando as condições agronômicas poderiam ser mais favoráveis, porém, acabam sendo preteridas pela cultura da soja.

As condições da cultura do feijão se mantiveram estáveis nesta semana, com 93% da área em boas condições. Embora alguns problemas tenham sido registrados em decorrência do calor excessivo nas regiões mais quentes, como Oeste e Norte do estado, a concentração das lavouras no Sul e Sudoeste permite que temperaturas acima da média sejam benéficas, desde que haja adequada pluviometria.

Caso as condições climáticas continuem favoráveis, a produção de feijão na segunda safra do Paraná pode alcançar 777 mil toneladas. No entanto, ainda existem muitos riscos até a confirmação final desta produção, destacando a importância do acompanhamento das condições meteorológicas e agrícolas nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.