CI

Brasil rumo à liderança sustentável nas exportações de soja

As projeções também apontam para um aumento significativo no volume transacionado


As projeções também apontam para um aumento significativo no volume transacionado As projeções também apontam para um aumento significativo no volume transacionado - Foto: Leonardo Gottems

O futuro da agricultura brasileira está intrinsecamente ligado à soja, e as projeções até 2033 pintam um cenário promissor para o país. Segundo o estudo "Agricultural Projections to 2033" do Departamento de Agricultura dos EUA, o Brasil está destinado a liderar as exportações globais de soja, com uma fatia impressionante de 60,1% do mercado.

Durante o Master Meeting Soja 2024, o  especialista em agronegócio, Dr. Marcos Fava Neves, destacou não apenas a magnitude desse crescimento, mas também a sustentabilidade que está impulsionando a produção brasileira. Essa sustentabilidade é alimentada por iniciativas como o Código Florestal, a adoção crescente da agricultura regenerativa e o uso de bioinsumos, que estão transformando a maneira como a soja é cultivada no Brasil.

Neves enfatizou que, seguindo essa trajetória, o Brasil poderá fornecer até dois terços da soja global de forma sustentável em apenas uma década. Essa conquista não apenas reforçaria a posição do Brasil como líder mundial em exportações de soja, mas também estabeleceria um novo padrão de excelência ambiental e social para a agricultura global.

As projeções também apontam para um aumento significativo no volume transacionado de soja até 2033, com a China, União Europeia e México emergindo como os principais compradores. Nesse cenário, o Brasil, juntamente com os Estados Unidos e a Argentina, se destacará como os principais exportadores, consolidando ainda mais sua posição como potência agrícola global.

Além do sucesso na exportação de soja, o Brasil também está posicionado para expandir sua presença no mercado de carnes nos próximos dez anos. Com a China mantendo-se como o principal importador e o Brasil assumindo o papel de principal exportador, essa tendência promete impulsionar ainda mais a economia agrícola brasileira.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.