CI

Agronegócio cresce 10,1% no 2º trimestre e puxa alta do PIB

Milho, soja e arroz puxam resultado positivo do agro



Foto: Divulgação

A agropecuária brasileira registrou crescimento de 10,1% no segundo trimestre de 2025 em comparação com igual período de 2024. No mesmo intervalo, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 2,2%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o resultado do setor foi impulsionado pelo desempenho de algumas culturas. “Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE de agosto, produtos com safras significativas no segundo trimestre foram determinantes para esse avanço”, informou a pasta.

Entre os destaques na estimativa de produção anual e ganho de produtividade estão milho, com crescimento de 19,9%, soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%).

Ainda conforme o IBGE, no acumulado do primeiro semestre de 2025 o PIB cresceu 2,5% frente ao mesmo período de 2024. O desempenho foi positivo nos três setores: Agropecuária (10,1%), Indústria (1,7%) e Serviços (2,0%).

Nos quatro trimestres encerrados em junho de 2025, o PIB acumulado avançou 3,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O IBGE destacou que a taxa resultou da alta de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 4,2% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. Nessa base de comparação, a Agropecuária cresceu 5,8%, a Indústria 2,4% e os Serviços 2,9%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.