CI

Cotações da soja caem em Chicago

Importações de soja pela China atingem mínima em 4 anos


Foto: Divulgação

As cotações da soja recuaram em Chicago após o anúncio do relatório de oferta e demanda dos USDA, no dia 11/04. Conforme a análise semanal da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), com isso, o fechamento desta quinta-feira, para o primeiro mês cotado, ficou em US$ 11,34/bushel, contra US$ 11,59 uma semana antes.

De acordo com o relatório, dito isso, o USDA, no dia 15/04, indicou suas primeiras informações sobre o plantio da soja nos EUA. Até o dia 14/04 o mesmo atingia a 3% da área esperada, contra a média de 1% para esta data.

Por outro lado, as importações de soja, por parte da China, no mês de março, registraram os mais baixos níveis, para o mês, nos últimos quatro anos. Isso porque os preços altos e as margens dos produtores de suínos chineses, muito baixas, forçaram uma redução no esmagamento da oleaginosa. A China importou, em março, um total de 5,54 milhões de toneladas de soja, com recuo de quase 20% sobre o mesmo mês do ano passado. Nos três primeiros meses de 2024 a China recebeu 18,6 milhões de toneladas de soja, com recuo de 10,8% sobre o mesmo período de 2023. É o volume mais baixo desde o primeiro trimestre de 2020, atingido pelo início da pandemia de Covid-19. Portanto, há uma demanda mais fraca por soja, na China, fato que colabora para pressionar para baixo as cotações em Chicago.

A situação pode melhorar no segundo trimestre do ano, porém, o sentimento do mercado local, por enquanto, é de um movimento mais fraco do que o dos últimos anos.

Já na Argentina, as chuvas recentes e prolongadas aumentou o receio de quebra na sua safra de soja, pois há atrasos na colheita. Muitas áreas ainda não secaram, atrasando ainda mais a colheita. Por enquanto, a Bolsa de Comércio de Rosário reduziu a estimativa de produção final para 51 milhões de toneladas no vizinho país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.