Soluções integradas de energia são destaque
É nesse cenário que acontece a The smarter E South America 2025

A transição energética no Brasil e na América Latina ganha força com debates sobre geração distribuída, armazenamento de baterias, sistemas híbridos e o papel do hidrogênio verde. O setor busca integração entre eletricidade, calor e transporte para construir soluções mais sustentáveis e de longo prazo.
É nesse cenário que acontece a The smarter E South America 2025, entre 26 e 28 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerada a maior plataforma de energias renováveis da América Latina, a feira reúne 680 expositores de 14 países e deve receber cerca de 58 mil visitantes. O objetivo é acelerar soluções integradas de energia e conectar empresas, especialistas e lideranças do setor.
A programação inclui o Congresso Intersolar South America, voltado ao setor solar; o ees South America, sobre armazenamento de energia; o Power2Drive South America, dedicado à eletromobilidade; e o Eletrotec+EM-Power South America, que discute eficiência e sistemas elétricos. Em comum, todos oferecem um espaço para troca de conhecimento e apresentação de tendências.
Além das feiras e congressos, a edição de 2025 terá palcos de inovação, treinamentos técnicos, painéis sobre equidade de gênero na energia solar e encontros para fomentar a cooperação entre Brasil e Alemanha em novos modelos de negócios. A expectativa é consolidar o evento como referência na construção de um futuro energético mais limpo e eficiente para a região.
"A série de exposições e congressos The smarter E South America propõe uma integração entre todos os elos da cadeia de valor, a fim de criar um ambiente onde negócios, tecnologia e conhecimento se encontram. Nossa missão é trazer à tona os desafios e inovações mais importantes da indústria de renováveis e conectar os principais atores do setor para, juntos, construirmos o melhor caminho rumo à transição energética no Brasil e na América Latina", afirma Florian Wessendorf, Diretor Executivo da Solar Promotion International.