CI

Entenda o que causou forte odor em Santa Maria-RS

Moradores relataram o fato na terça-feira (07.11)


Foto: Foto: Gercen/Fepam

Em fiscalização na região leste de Santa Maria nesta quarta-feira (8), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), junto a fiscais da prefeitura, encontrou uma área que pode ser a origem do mau cheiro na cidade. De acordo com o gerente regional da Fepam, Diego Rigon de Oliveira, ainda não é possível garantir oficialmente, mas a principal hipótese até então é que o odor tenha sido disseminado a partir de uma propriedade onde foram aplicadas 40 toneladas de esterco de peru como adubo.

– Ainda estamos em investigação, mas achamos uma área onde foram aplicadas 40 toneladas de esterco de Peru, também chamado de cama de aviário. Produto foi aplicado ontem (7) durante todo o dia e coincide com relatos de moradores. A partir disso, a Fepam orientou que o responsável parasse a aplicação do restante do produto – informou Rigon.

Apesar do forte odor, o responsável da Fepam garante que a área é licenciada e que o produto não oferece nenhum tipo de risco à população.

MAIS

O assunto tomou conta das redes sociais dos moradores de Santa Maria nesta terça (7). Inicialmente, os relatos vieram de bairros como Cerrito, Medianeira, Patronato e Centro, onde a principal queixa era o forte cheiro, descrito por muitos como semelhante a "fezes de cavalo".

Na manhã desta quarta-feira (8), enquanto os agentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizavam buscas para saber a origem do odor, os santa-marienses ainda comentavam o caso. Desta vez, moradores de outras áreas do município como Camobi, Nonoai e Diácono João Luiz Pozzobon também estavam incomodados com o odor.

Na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, o odor começou a ser sentido na manhã desta quarta-feira (8). A dona de casa Sirlei da Silva Nascimento, 66 anos, reside no local há 35 anos e nunca havia sentido esse cheiro:

– Levanto cedo para tomar meu mate aqui fora, mas não deu para ficar por causa do cheiro. Está vindo esse cheiro de monte e não sabemos o que é, se é dos animais, dos cavalos, mas está por toda Santa Maria. Nunca tinha sentido esse cheiro, todo mundo está comentando aqui, que não dá para aguentar o fedor na vila – relata.

A comerciante Jéssica Hoppe, 29 anos, que trabalha em um mercado na Vila Maringá, conta que os clientes notaram e também estavam incomodados:

– Desde manhã de hoje, quando abrimos o mercado, às 8h, estamos sentindo esse cheiro. Pensamos que era fezes de animais, até fomos olhar a rua, mas não encontramos nada. 

Ligamos os exaustores, a cortina de vento, para não contaminar o mercado, para não ficar esse cheiro ruim aqui dentro. Nunca tínhamos sentido esse cheiro. Os clientes falaram que tinham percebido o cheiro e todos os vizinhos na volta também – diz.

A cuidadora de idosos Maria Goreti Matos, 60 anos, afirma que começou a notar o cheiro na manhã desta terça-feira (8) quando estava a caminho de casa:

– É um cheiro de fezes de animais, bem forte. Senti hoje quando estava vindo para casa do trabalho, no carro, quando o motorista abriu os vidros. Temos bastante problema de esgoto aqui que extravasa, mas esse cheiro é diferente, até porque o esgoto não está com problema agora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.