CI

Investimentos e políticas impulsionam a cacauicultura em Rondônia

Mais de 10 mil famílias apostam na cultura como fonte de renda


Foto: Divulgação

No último dia 26, terça-feira, foi comemorado o Dia do Cacau em Rondônia, estado que conta com mais de 10 mil famílias cuja principal fonte de renda é a cacauicultura, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Segundo dados da Embrapa, Rondônia figura como o quarto maior produtor de cacau do Brasil.

O setor tem sido alvo de investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Este ano, destacou-se a abertura de inscrições para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), cujo tema será "Agricultura da Amazônia". O evento visa agregar valores, conhecimento e oportunidades de comercialização para os interessados em apresentar seus produtos. Além disso, a Seagri promoverá a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau (Concacau) no estado, buscando premiar e estimular a qualidade da produção de cacau, visando melhores preços no mercado.

O compromisso do Governo Estadual com a cacauicultura foi reforçado pela sanção da Lei nº 5.729, de 5 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. Esta legislação estabelece diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia, visando atender aos mercados exigentes de chocolates finos e promovendo a sustentabilidade ambiental, social e econômica, o desenvolvimento tecnológico e o acesso a novos mercados.

Além disso, a Lei nº 4.526, de 28 de junho de 2019, determina o dia 13 de abril como o Dia Estadual do Cacau e Dia do Início da Colheita do Cacau em Rondônia. Este ano, o governo estadual celebrará a colheita do cacau no município de Nova União, por meio da Seagri, como parte dos esforços para impulsionar a cadeia produtiva do cacau, incentivando os produtores locais a participarem do concurso estadual (Concacau) e a melhorarem a qualidade das amêndoas. Espera-se que essa iniciativa traga benefícios econômicos e sociais tanto para o município quanto para todo o estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.