CI

Sudeste: chuvas resultam em risco de deslizamentos e impacto no café

Mais de 200 mm de chuva podem cair em alguns locais


Chuvas intensas no Sudeste podem prejudicar as lavouras de café e aumentar o risco de deslizamentos Chuvas intensas no Sudeste podem prejudicar as lavouras de café e aumentar o risco de deslizamentos - Foto: Pixabay

O final de semana será marcado por condições de tempo severo no leste da região Sudeste, com possibilidade de mais de 200 mm em alguns setores ao longo do período. As chuvas intensas resultam no aumento do risco para deslizamentos e enchentes.

Apesar dos maiores riscos estarem nos centros urbanos, as lavouras de café podem enfrentar os impactos do excesso de umidade e das chuvas intensas no leste de Minas Gerais.

Além da região Sudeste, áreas do Centro-Oeste e Região Norte também devem receber chuvas localmente fortes em decorrência da presença dessa frente fria na costa do Brasil.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Por outro lado, a Região Sul deve enfrentar um final de semana com tempo firme e temperaturas mais amenas, devido à presença de uma massa de ar polar, associada a uma área de alta pressão.

Já no leste do Nordeste, uma massa de ar mais seco impede a formação das nuvens carregadas, garantindo um período de tempo firme.

Sábado (23/03)

A atuação de uma frente fria deve manter as condições de tempo adverso no Rio de Janeiro, onde a média das projeções indicam mais de 175 mm no decorrer do dia, valores que podem ser superados de maneira pontual.  Essas chuvas mais intensas devem avançar sobre o leste de Minas Gerais, com possibilidade de mais de 90 mm em áreas de Muriaé. Este cenário é risco para a região, com alta possibilidade de eventos de deslizamento e enxurradas. Os alertas são direcionados, principalmente , para os centros urbanos, embora as lavouras de café possam enfrentar problemas em função das chuvas excessivas.

O corredor de instabilidades dessa frente fria avança pelo oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, se ligando com as instabilidades tropicais em Rondônia, sul do Amazonas e Acre. 

Nesta extensa faixa, os acumulados podem superar a marca dos 50 mm de maneira isolada e pontual. 
Além das chuvas, há uma expectativa de redução das temperaturas em grande parte do país, colocando um ponto final na sequência de temperaturas acima da média.

Ainda assim, o destaque para as menores temperaturas será o sul do país, influenciada por uma massa de ar polar em conjunto com um sistema de alta pressão. Essa condição mantém as temperaturas amenas ao amanhecer, alcançando valores inferiores a 7°C nos pontos de maior altitude, além de garantir a condição de tempo firme. 

Tempo firme que também deve ser a regra no leste da Bahia e Sealba, embora pancadas isoladas e passageiras devem ocorrer nas demais regiões.

Domingo (24/03)

O cenário de chuvas intensas no leste do sudeste persiste ao longo de domingo, reforçando o alto potencial de eventos de tempo adverso na região. Ainda no domingo, os acumulados de chuvas podem ser acima dos 70 a 80 mm em áreas do Rio de Janeiro, embora as instabilidades diminuam sobre Minas Gerais. 

O ramo das instabilidades continuam atuando ao norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, avançando para os setores da parcela central da região norte, como no Amazonas. As chuvas nessa extensa faixa do Brasil podem ser localmente fortes, com acumulados acima dos 40 mm no decorrer do período, seguindo o mesmo comportamento observado no dia anterior. 

A massa de ar seco e frio ainda deve manter as condições de tempo firme na região sul, avançando para a metade sul de Mato Grosso do Sul, embora as temperaturas apresentam um ligeiro aquecimento em relação ao dia anterior. 

Áreas da faixa leste do nordeste seguem com o predomínio de uma massa de ar mais seco, sobretudo na faixa leste da região. Enquanto nas demais áreas, as condições indicam possibilidade de pancadas isoladas e passageiras. 

Revisão por Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.