dsm-firmenich lança novo módulo da inteligência artificial Lore™, voltada à pecuária leiteira
IA prevê problemas no campo

Além do lançamento do novo módulo da Lore™, empresa destacará tecnologias para nutrição, bem-estar e desempenho do rebanho leiteiro, incluindo soluções contra micotoxinas, suplementação avançada, ferramentas de gestão de fazendas e redução das emissões de metano entérico
A dsm-firmenich, detentora das marcas Tortuga® de suplementos nutricionais para animais e FarmTell™ de softwares de gestão e consultoria de fazendas, participa da Agroleite 2025, um dos principais eventos do calendário leiteiro no Brasil, com novidades para o setor. Durante o evento, que acontece de 5 a 8 de agosto na cidade de Castro (PR), considerada a “Capital Nacional do Leite”, a companhia anuncia oficialmente o lançamento do novo módulo da inteligência artificial Lore™, desenvolvida para apoiar a gestão de propriedades leiteiras.
“A dsm-firmenich já foi pioneira ao desenvolver a Lore™, um algoritmo de inteligência artificial voltado à pecuária de corte, que rapidamente se tornou uma aliada de pecuaristas, gestores de fazendas e peões. Agora, damos um novo passo ao levar essa tecnologia para a cadeia leiteira, oferecendo uma solução inédita que simplifica a rotina no campo e apoia decisões mais precisas em todas as etapas da produção”, afirma Luiz F. Magalhães, presidente de Nutrição e Saúde Animal da dsm-firmenich para a América Latina.
A novidade expande o portfólio da dsm-firmenich na Pecuária de Precisão. A Lore™ é uma inteligência artificial que monitora a produção de leite e prevê problemas no campo, integrado ao software FarmTell™ Milk, o mais acessado no mundo – já utilizado por mais de 15 mil fazendas ao redor do mundo, sendo 5 mil no Brasil, com mais de 17 mil usuários ativos e 900 mil vacas registradas – e foi criada para facilitar o dia a dia do produtor, centralizando indicadores estratégicos da fazenda, como produção diária de leite, qualidade (gordura, proteína, CCS), fertilidade, saúde animal, ocorrência de mastite e até estresse térmico. A solução oferece um aplicativo intuitivo, que conta com inteligência artificial que antecipa ocorrências e gera alertas diários com base em análises de dados da própria propriedade.
"Com a Lore™, estamos entregando ao produtor leiteiro uma tecnologia prática e poderosa, capaz de transformar dados em decisões. É uma ferramenta que simplifica a rotina, economiza tempo e potencializa resultados”, afirma Vanessa Porto, diretora de Pecuária de Precisão da dsm-firmenich. “Ela foi desenvolvida pelo nosso time a partir de uma escuta ativa com produtores e especialistas do setor e testada em mais de 10 fazendas no Brasil ao longo de seis meses.”
Além do lançamento da Lore™ para a pecuária leiteira, a dsm-firmenich apresenta na sua casa permanente no parque de exposições de Castro outras tecnologias para a nutrição e saúde animal do seu portfólio. Entre os destaques está a linha Bovigold®, composta por suplementos minerais e vitamínicos desenvolvidos para atender diferentes fases do rebanho leiteiro, incluindo lactação, cria, recria e transição. Com formulações específicas para cada etapa, a linha contribui para a produtividade, a saúde mamária e ruminal, além de otimizar o aproveitamento dos nutrientes da dieta. Recentemente, a dsm-firmenich ampliou o portfólio com três novidades: Bovigold® Digest, Bovigold® Guard e Victus® Thermo, que trazem soluções ainda mais direcionadas às necessidades do campo.
Outro destaque é o Mycofix®, aditivo que atua na neutralização de micotoxinas — substâncias tóxicas produzidas por fungos —, protegendo os animais contra perdas de produtividade, problemas reprodutivos e imunossupressão. Com ação comprovada por três mecanismos (adsorção, biotransformação e bioproteção), a linha Mycofix® protege animais de diferentes categorias incompatíveis com micotoxinas como aflatoxinas, fumonisinas, trichothecenes, zearalenone e ochratoxina A.
A empresa também reforça o papel do Bovaer® como solução inovadora para a redução das emissões de metano entérico na produção de leite. Comprovado cientificamente e amplamente testado em sistemas produtivos no Brasil e no mundo, o aditivo Bovaer® pode reduzir entre 30% e 45% as emissões desse gás de efeito estufa sem comprometer a produtividade do rebanho. Ao promover uma pecuária mais sustentável, a tecnologia se alinha às metas ambientais da cadeia leiteira e fortalece a posição do Brasil como referência em produção com responsabilidade climática.
“A cadeia leiteira vive um momento desafiador, que exige cada vez mais eficiência, previsibilidade e uso inteligente da informação. A dsm-firmenich está comprometida em apoiar o produtor com soluções completas que vão da nutrição à tecnologia, passando por gestão, saúde e sustentabilidade. A Agroleite é o palco ideal para apresentarmos essa proposta integrada, que inclui desde produtos com alta tecnologia nutricional, como a linha Bovigold® e o Mycofix®, até softwares como o FarmTell™ Milk e o novo módulo da Lore™ para produtores de leite”, comenta Marcelo Machado, gerente de leite da dsm-firmenich para a América Latina.
“Para nós, a Agroleite é um evento estratégico e simbólico. Estarmos aqui, na nossa casa, trazendo uma tecnologia inédita, uma inteligência artificial 100% focada na produção leiteira, reforçando nosso compromisso em entregar inovação com propósito para o campo”, destaca Luiz F. Magalhães, que complementa: “Estamos preparados para apoiar o crescimento do produtor, com soluções completas em nutrição, gestão e tecnologia”.
Durante os quatro dias de evento, os visitantes poderão conhecer a Lore™ em detalhes por meio de um totem interativo, participar de um quiz sobre inteligência artificial com distribuição de brindes e aproveitar condições especiais para contratação da ferramenta. A dsm-firmenich também preparou ativações visuais exclusivas e um time técnico dedicado no local para tirar dúvidas e demonstrar o funcionamento da solução.