Chuvas favorecem safras no sul do México
Recuperação no norte do México exige chuvas contínuas

O boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou que o clima chuvoso entre o planalto sul e o sudeste do México beneficiou o desenvolvimento das safras de verão. De acordo com o USDA, os volumes de chuva registrados na semana variaram de 25 a 100 milímetros, acompanhados por temperaturas até 2°C abaixo da média.
Nos estados da Costa do Golfo, como Veracruz, as precipitações continuaram intensas, ampliando os efeitos das chuvas torrenciais observadas na semana anterior. A aproximação da tempestade tropical Barry, no final do período, aumentou ainda mais os volumes de chuva na região.
No norte do país, a circulação da monção norte-americana tornou-se mais definida, atraindo umidade para áreas severamente afetadas pela seca. Apesar disso, o USDA ressalta que, "devido à longa duração do período seco e à dependência de sistemas de irrigação com reservas já comprometidas", a recuperação das pastagens e das lavouras dependerá de um período contínuo de chuvas.