Matéria orgânica melhora retenção de água
Essa matéria orgânica, ao ser incorporada ao solo, ativa a microbiota

O uso de fertilizantes orgânicos e organominerais compostos a partir de resíduos da avicultura tem ganhado espaço na agricultura por sua capacidade de melhorar as propriedades do solo. A matéria orgânica resultante da compostagem de camas de aves contribui para a descompactação do solo, aumento da porosidade e maior retenção de água, formando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das plantas, especialmente em períodos de seca.
Essa matéria orgânica, ao ser incorporada ao solo, ativa a microbiota e estimula a formação de agregados naturais. Com isso, formam-se canais que facilitam a infiltração da água da chuva e aumentam a atividade biológica, tornando o solo mais fértil e funcional. A estrutura agregada também favorece a liberação de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio em formas mais facilmente absorvidas pelas raízes.
A engenheira agrônoma da Terraplant, Luiza Borsoi, explica que, “a matéria orgânica utilizada nos produtos da empresa já passa por um processo de compostagem e está pronta para atuar na melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Ao ser incorporada ao solo, ela ativa a microbiota local, fornecendo alimento para os microrganismos que, por sua vez, promovem uma série de benefícios. Esses microrganismos aumentam a atividade biológica do solo, unindo partículas minerais e orgânicas, formando agregados. Isso gera maior porosidade e intensifica o chamado ‘efeito esponja’, ou seja, aumenta a capacidade do solo em reter água ", destaca Luiza.
Entre os efeitos observados com o uso contínuo desse tipo de insumo está o crescimento mais intenso do sistema radicular das plantas, o que permite uma exploração mais ampla do solo. Como resultado, há maior absorção de água e nutrientes, favorecendo o desenvolvimento em ambientes com baixa umidade e reduzindo os efeitos do estresse hídrico sobre a lavoura.
Além dos ganhos agronômicos, esse tipo de fertilizante se insere em práticas alinhadas à economia circular, ao transformar resíduos agroindustriais em insumos úteis para a produção agrícola. A escolha de matéria-prima de qualidade e o controle do processo de compostagem são fatores determinantes para a eficácia e os benefícios a longo prazo no manejo do solo.