Mato Grosso registra recorde nas exportações de carne bovina
Rússia supera EUA nas compras de carne bovina de Mato Grosso

Segundo a análise semanal do Imea desta segunda-feira (8), as exportações de carne bovina de Mato Grosso em agosto de 2025 permaneceram próximas às de julho do mesmo ano. Foram enviadas 89,68 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC), de acordo com dados da Secex, o que representa alta de 0,22% no comparativo mensal e “o maior volume já enviado pelo estado”, apontou o instituto.
O levantamento informou que o preço médio da carne exportada foi de US$ 4.368,59 por tonelada, resultando em faturamento de US$ 391,80 milhões em agosto de 2025. “A demanda chinesa ainda se mantém aquecida, com aumento de 1,71% em relação a julho de 2025”, destacou o Imea.
Outro ponto apontado pela análise foi que “a Rússia ultrapassou os Estados Unidos nas exportações totais”, sendo responsável por 6,47% de toda a exportação de carne bovina de Mato Grosso em 2025.
O boletim observou ainda que “o aumento na demanda externa no segundo semestre tende a intensificar a alta nos preços do boi gordo, dado que a demanda interna também é maior neste período”.