CI

Consumo de frutas despenca e legumes disparam nas vendas na Ceasa/MS

Frio impulsionou venda de legumes



Foto: Ceasa/MS.

O inverno em Mato Grosso do Sul tem alterado o padrão de consumo na CEASA/MS (Centrais de Abastecimento do estado). Com a queda das temperaturas, os consumidores buscam alimentos mais adequados para os dias frios, como sopas e caldos, o que aquece as vendas de legumes e verduras.

Segundo dados divulgados pela CEASA/MS, a procura por produtos como abóbora, cenoura, batata, cebolinha e coentro cresce neste período. “Essas hortaliças incrementam uma infinidade de sopas e caldos, muito consumidos pela população nesse período. Quem busca qualidade, sem dúvida, encontra esses produtos aqui na CEASA/MS”, destaca Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da central.

Na JS Saraíva, empresa instalada na CEASA, o aumento nas vendas de produtos típicos de inverno, como moranga, abóbora cabotiá e alho, chega a 30%, conforme o vendedor Edson Carlos. “No frio, os clientes tendem a adotar uma alimentação mais ‘pesada’, com mais condimentos e legumes cozidos”, explica.

O cenário, no entanto, é desafiador para os comerciantes de frutas. Algumas variedades sofrem com as baixas temperaturas, o que pode comprometer a qualidade. “Mesmo com doenças afetando regiões produtoras, conseguimos manter a qualidade e atender o público, que não deixa de comprar a banana”, afirma Wandré Barbosa, da WB Bananas.

Ao mesmo tempo, o frio provoca uma queda no consumo de frutas mais refrescantes, como a melancia. O produto registra uma redução de até 70% nas vendas, segundo Ruan Carlos Souza, gerente da WR Hortifruti, no pavilhão da Coop-Grande. “Como a procura cai, baixamos os preços para atrair os consumidores. Hoje, o quilo da melancia está, em média, R$ 1,50”, informa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.