"Morango do amor" viraliza na internet e impulsiona alta de 35% nos preços
Com alta de 50% na procura, morango vira protagonista

A nova febre das redes sociais, o morango do amor, virou sensação entre os consumidores e provocou um verdadeiro “efeito colateral” no agronegócio. Segundo dados divulgados pela CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), a procura pela fruta disparou nos últimos dias, refletindo diretamente na movimentação do mercado e nos preços praticados pelos atacadistas.
Somente na manhã desta quinta-feira (24), a filial da Casa do Morango na CEASA/MS comercializou cerca de 5 mil caixas, cada uma com 4 bandejas, totalizando 20 mil bandejas de morango — um volume superior ao registrado em datas tradicionalmente aquecidas, como Dia das Mães e Páscoa. O gerente da unidade, Fernando Higa, explica que o aumento na procura chegou a 50%, impulsionado principalmente pelo sucesso viral da sobremesa nas redes sociais.
“Tanto os supermercados quanto o consumidor final estão vindo atrás do morango. Já notamos um leve crescimento na semana passada, mas nesta semana a demanda explodiu”, relatou Higa.
Com o boom nas vendas, os reflexos também chegaram ao campo. De acordo com informações da CEASA/MS, os preços da caixa com quatro bandejas de morango subiram cerca de 35% em algumas das empresas do entreposto. O valor médio atual gira em torno de R$ 38,00. O encarecimento se deve ao aumento na demanda nos estados produtores, como São Paulo, Sul e, principalmente, Minas Gerais — responsáveis por abastecer o mercado sul-mato-grossense.
“É a famosa lei da oferta e da procura. O produtor percebeu a movimentação e já reajustou os valores. Para quem comercializa no atacado, como nós, não resta alternativa a não ser repassar esse custo”, comentou o gerente.
Mesmo com a alta, comprar direto na CEASA/MS ainda é uma alternativa mais em conta para o consumidor, garante Fernando. A empresa Girelli Comércio de Frutas e Verduras, por exemplo, teve seus estoques esgotados ainda na quarta-feira (24), e já fez novos pedidos. A expectativa é de que o abastecimento normalize nos próximos dias.
“A culpa é toda do morango do amor”, brinca a vendedora Giselle Tenório. “Quem acabou ficando em segundo plano foi a maçã do amor, que agora está sendo deixada de lado”.