Como reduzir custos da logística no agro
Com base em geometrias específicas, é possível classificar trechos por veículo

Uma nova plataforma digital está revolucionando a logística agrícola ao tornar mais eficiente o deslocamento de veículos em áreas rurais. Integrando ambiente web e aplicativo mobile, o Roteirizador de Campo permite criar rotas inteligentes adaptadas à realidade de operações agrícolas diversas, incluindo cultivos como soja, milho, algodão, café, laranja e cana-de-açúcar. A ferramenta atua mesmo em locais sem conexão à internet, oferecendo precisão, agilidade e redução de desperdícios nas atividades diárias.
Com base em geometrias específicas, é possível classificar trechos por tipo de veículo (como treminhões ou caminhões leves), calcular rotas conforme restrições e velocidade média, além de ajustar trajetos automaticamente em caso de imprevistos. “Com essa ferramenta é possível fazer um mapeamento personalizado da malha viária dos clientes, das usinas, dos produtores e agroindústrias. São dados que não estão disponíveis nos aplicativos públicos tradicionais”, explica Fernando Bortolazzo, líder da equipe de desenvolvimento da empresa.
Voltada para operações em larga escala, a solução impacta diretamente nos custos ao reduzir o tempo de deslocamento, o consumo de combustível e a necessidade de manutenção. Também otimiza o uso das máquinas na colheita, aplicação de produtos, transporte e monitoramento. Há ainda ganhos em sustentabilidade, com menor emissão de CO2, rastreabilidade e apoio à conformidade ambiental.
Com dashboards atualizados em tempo real, os gestores conseguem identificar gargalos operacionais e ajustar o planejamento com agilidade. O lançamento oficial da ferramenta ocorre durante o Congresso Conecta Agro (CCAgro), de 2 a 4 de julho, em Campinas (SP), onde o público poderá conhecer de perto essa e outras inovações voltadas à transformação digital do agronegócio.