CI

Com a hashtag #PlanteEmCasa, Emater/RS-Ascar estimula troca de sementes

Emater/RS-Ascar encontrou uma maneira de estimular a troca e a produção de sementes crioulas


Foto: Marcel Oliveira

Uma nova campanha foi lançada na região do Alto Jacuí, no município de Colorado. Com a hashtag #PlanteEmCasa, a Emater/RS-Ascar encontrou uma maneira de estimular a troca e a produção de sementes crioulas. Mogango, melão-de-São-Caetano, Chapéu de Bispo, moranga estrela e alcachofra são algumas das aproximadas 40 espécies que compõem o banco genético, criado pelos agricultores familiares, e que está à disposição da comunidade, no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, no centro de Colorado. As famílias conseguiram resgatar muitas sementes e trazem aqui, para o nosso banco genético", explica a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Bianca Linhares do Amaral.

De acordo com Bianca, antes da pandemia causada pela Covid-19 havia eventos propícios para a troca de sementes, dentre eles o Dia do Colono e do Motorista (25 de julho), realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Dia da Troca das Sementes Crioulas, realizado na cidade de Ibarama, e os encontros realizados pelos Grupos de Mulheres, nas comunidades rurais. Devido ao isolamento social, imposto pelo novo coronavírus, a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) decidiu manter o hábito de troca de sementes, por meio da campanha #PlanteEmCasa.

"Colhi muito melão-de-São-Caetano neste ano", conta a agricultora Celita de Bona, enquanto doava sementes ao banco genético. "Este feijão, que dá uma vagem muito bonita, ganhei há uns 30 anos, de uma cunhada que mora em Redentora" lembrou Celita. "Amo trabalhar na terra, planto feijão, amendoim, abóbora e moranga", descreveu a também agricultora Nelsi Lindemann.

Ainda de acordo com Bianca, a iniciativa também tem o apoio da Prefeitura de Colorado, que mantém funcionários cultivando parte das sementes no Viveiro Municipal Recanto da Natureza. O objetivo é distribuir as mudas para famílias que vivem no meio rural. "Estamos nesta parceria com a Emater, colaborando no que for possível, com novas produções de sementes crioulas", disse o secretário municipal de Obras, Serviços, Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, Paulo Valério. "A Emater fornece as sementes e a gente planta, aqui no viveiro municipal", completou o técnico agrícola municipal, Airton Ribas.

A produção de mudas de hortaliças no viveiro municipal beneficia 60 famílias de quilombolas, feirantes e agricultores familiares. Dentre as espécies distribuídas às famílias estão tomate, pimentão, pimenta chapéu de bispo, pimenta biquinho e cebolas.

Bianca ressalta que a Emater/RS-Ascar também mantém parceria com a Associação Afro-brasileira Coloradense Yansã e Banrisul. Juntas, as instituições executam o Programa Banrisul Sementes, Produção de Comida e Segurança Alimentar em Terras de Quilombos. A iniciativa beneficia 37 famílias.

Região

O trabalho com Plantas Bioativas (aromáticas, condimentares e medicinais) é bem expressivo na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí e abrange 44 municípios das regiões do Alto Jacuí, Noroeste Colonial e Celeiro. Nessa região, a Emater/RS-Ascar presta assistência sobre o assunto para 3.343 pessoas, em uma ação que conta com a parceria de universidades, movimentos sociais, sindicatos, Pastorais da Saúde, prefeituras e instituições financeiras.

"O ápice deste trabalho é a valorização dos hortos, sejam comunitários, escolares ou domésticos. Os hortos são espaços pedagógicos, na construção de conhecimentos e na promoção de saúde", disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Silvana Canova. Ainda de acordo com Silvana, todas as ações planejadas pela Emater/RS-Ascar estão conectadas à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, criada em 2006, com o propósito de assegurar à população brasileira o acesso e o uso seguro de plantas medicinais e fitoterápicos, e com as ações e programas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.