CI

Clima favorece produtividade do arroz em 2024/25

Exportações de arroz devem subir para 1,6 milhões de toneladas



Foto: Divulgação

A safra brasileira de arroz 2024/25 deve alcançar 12,3 milhões de toneladas, volume 16,5% superior ao registrado na temporada anterior. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Boletim da Safra de Grãos. Segundo a estatal, o aumento é impulsionado pela ampliação da área plantada, motivada pelos preços praticados no período de semeadura.

“A expectativa de clima favorável nas principais regiões produtoras também contribui para a boa produtividade observada”, informou a Conab.

No que se refere ao consumo interno, o relatório aponta um ajuste de 47,4 mil toneladas para a safra 2023/24, totalizando 10,547 milhões de toneladas. A estimativa para 2024/25 é de estabilidade no consumo. De acordo com a Conab, o cálculo considera os estoques finais informados pelo IBGE, os dados de exportação e importação da Secex/MDIC e a produção nacional estimada.

As exportações brasileiras de arroz na safra 2023/24 foram reduzidas para 1,4 milhão de toneladas. Segundo a Conab, a retração foi influenciada por preços internos superiores às paridades internacionais, pela menor disponibilidade do cereal no mercado interno e pela recuperação da produção nos Estados Unidos.

Para a temporada 2024/25, a expectativa é de aumento nas exportações, com volume projetado de 1,6 milhão de toneladas. As importações, por outro lado, devem se manter em 1,4 milhão de toneladas tanto na safra atual quanto na anterior.

Com a recuperação da produção nacional e a retração nos preços internos esperada para 2025, a Conab projeta um aumento nos estoques de passagem. A estimativa é de que os estoques ao final da safra 2024/25, em fevereiro de 2026, cheguem a 2,1 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.