Importações de trigo atingem maior volume desde 2007, aponta Cepea
Preço internacional mais atrativo estimula demanda por trigo de países vizinhos

Apesar da desaceleração em agosto, as importações brasileiras de trigo acumulam 4,68 milhões de toneladas em 2025, o maior volume desde 2007, segundo análise do Cepea com base em dados da Secex. Preços externos mais competitivos têm incentivado as moageiras a ampliarem as compras.
O Brasil segue ampliando suas compras externas de trigo em 2025. Entre janeiro e agosto, o país já importou 4,68 milhões de toneladas do cereal — volume 2,7% superior ao registrado no mesmo período de 2024. A informação é da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilada e analisada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Mesmo com uma queda expressiva em agosto — 20% a menos que em julho e 9,5% abaixo de agosto de 2024 —, o volume acumulado no ano é o maior desde 2007. Em agosto, as importações somaram 493,23 mil toneladas.
Segundo pesquisadores do Cepea, a principal explicação para esse movimento é a maior competitividade do trigo no mercado internacional. “Com os preços externos mais baixos, especialmente dos nossos vizinhos sul-americanos, as moageiras brasileiras encontraram uma oportunidade para reforçar seus estoques a custos mais acessíveis”, afirmam os analistas.
Nos últimos 12 meses (de setembro/24 a agosto/25), o total importado chegou a 6,77 milhões de toneladas — aumento de 13,5% em relação ao mesmo intervalo anterior.
O aumento das importações pode aliviar a pressão sobre o abastecimento interno, mas também levanta sinal de alerta para a competitividade do trigo nacional. A depender da evolução cambial e da política de preços no mercado interno, analistas projetam que esse ritmo de compras externas deve seguir elevado até o fim do ano.